Santa Catarina voltará a ter observação embarcada de baleias

1
Ministros do Turismo e do Meio Ambiente comemoram regulamentação do turismo embarcado (Foto: Gustavo Messina/MTur)

A observação embarcada de baleias em Santa Catarina voltará em 2019. Os ministros do Turismo, Vinicius Lummetz, e do Meio Ambiente, Edson Duarte, assinaram uma portaria do ICMbio que estabelece normas para o retorno da atividade.

A próxima temporada de observação da baleia Franca vai de 15 de agosto a 5 de dezembro. Os passeios serão realizados em quatro dias da semana, com uma embarcação por vez.

Os passeios embarcados eram um forte de Santa Catarina. Entretanto, estavam bloqueados pelo Ministério Público desde 2012. O órgão avaliou que haviam riscos aos animais.

Confira detalhes da Rota da Baleia Franca de Santa Catarina.

A visitação turística na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca será feita com embarcações de empresas regularizadas no Cadastur.

“Esse entendimento é uma prova de que o turismo pode ajudar e muito no desenvolvimento sustentável e nas políticas de preservação das baleias”, disse Lummertz.

O futuro ministro, Marcelo Álvaro Antônio, quer manter a parceria do MTur com o Meio Ambiente. “É possível promover o desenvolvimento do turismo respeitando o meio ambiente. Esse é o meu compromisso”, afirmou.

“Meio ambiente e turismo andam juntos e a visitação embarcada é uma grande oportunidade de desenvolvimento”, completou o presidente do ICMbio, Paulo Carneiro.

Confira mais notícias de Destinos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here