São Paulo desenvolve programa exclusivo para turismo LGBT+

De acordo com Afonso Martin, representante da Setur-SP, o estado vai desenvolver uma cartilha para a iniciativa privada trabalhar este nicho

São Paulo
Afonso Martin

Detentora de uma das maiores paradas do orgulho LGBT do mundo, São Paulo também aproveitou o quinto Fórum de Turismo LGBT do Brasil, que ocorre nesta quinta (30), no Tivoli Mofarrej, para divulgar seus atrativos turísticos. Afonso Martin, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, destacou o programa LGBTI+ SP, que iniciou em junho deste ano.

O programa “SP Pra Todos” é o que engloba grande parte das ações para diferentes segmentos e onde está inserido a iniciativa LGBTI+. “Não estamos falando só da festa, mas de toda a gama enorme deste turismo. Eles viajam com seus amigos, com seus parentes”, comenta.

O programa tem como objetivo fazer diagnóstico principais e novos destinos, identificar as principais dificuldades, desenhar perfil e hábitos e sensibilizar atores e mercado, trabalhar qualificação de mercado, montar plano de marketing, fazer divulgação para negócios e construir um mapa da diversidade.

“Junto com isso, estamos fazendo pesquisa de mercado, para que as ações sejam assertivas, e a Câmara LGBT está dando uma consultoria para que entendamos como trabalhar melhor esse nicho”, diz Martins, que destaca que o trabalho vai ser realizado no mercado nacional e internacionais, incluindo base comunitária e afro-turismo, e que será desenvolvida uma cartilha para as iniciativas privadas.

“UM destino será bom para o turista LGBT+ quando for bom para a comunidade LGBTI+ local. Uma empresa será inclusiva para o turista quando for boa para seus colaboradores. O estado vem fazendo uma série de ações em que o turismo é transversal para trazer inclusão, diversidade, respeito e fluxo econômico, para que jovens de cidades menores não vão embora por falta de emprego”, pontua o representante da Setur-SP.

Deixe uma resposta