São Paulo lança programas para impulsionar turismo no Vale do Ribeira

Rotas cênicas, um guia turístico virtual, um portfólio de investimento e a realização do Adventure Week em 2021 estão entre as ações apresentadas para impulsionar o turismo na região

vale do ribeira
João Dória, governador de São Paulo

Nesta quinta-feira (9), a Secretaria de Turismo de São Paulo e o Governo do Estado deram início ao projeto Turismo e Gastronomia no Vale do Futuro, ação que visa impulsionar o desenvolvimento econômico e fomentar o papel do turismo na região por meio de rotas gastronômicas. A iniciativa tem apoio do Núcleo de Inteligência em Gastronomia – Mesa São Paulo e do Sebrae.

“O negócio turístico representa 20% dos empregos e quando você promove e estrutura, toda a cadeia ganha. Temos rotas cênicas que vão se juntar às rotas gastronômicas, como primeira fórmula de união desses programas que se estenderão a todo o estado. O que começa aqui vai proporcionar um grande desenvolvimento para o estado, gerando muito emprego”, afirma Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo.

O evento de lançamento realizado no Sesc Registro é o ponto de partida para o projeto que englobará outros 22 municípios no Vale do Ribeira. A cerimônia contou ainda, com a participação de João Dória, governador de São Paulo e Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado. 

“Vamos aproveitar esse momento para promover o estado, os destinos e gerar oportunidade para as pessoas, desde o peque produtor aos artesãos e todo o setor turístico”, completa. Houve também a entrega do projeto Rotas Cênicas, que conta com o Vale do Ribeira, região da Mantiqueira, Circuito das Águas e Litoral Norte.

Além deste, Lummertz anunciou a entrega do Guia Virtual das Rotas Turísticas do Vale do Ribeira, plataforma que contém 40 dicas de estabelecimentos e roteiros com foco o turismo náutico, de aventura, de cicloturismo, natureza, arte, cultura e história. A ação faz parte do programa Rotas Turísticas e conta com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

“Estamos em parceria com o Google e devemos lançar até o final do ano uma plataforma chamada Agro SP, que mapeia todos os produtores e identifica o volume do que é produzido na região. Quando você faz esse levantamento, é possível criar a conexão entre a produção e o turismo, fazendo do agro a espinha dorsal do turismo de automóvel, de curta distância e do nicho gastronômico”, pontua Gustavo Junqueira.

Outra novidade é o Portfolio de Áreas para Investimentos em Turismo no Vale do Ribeira, que consiste em um mapeamento de 15 terrenos e imóveis da região, de um total de 50 propriedades abertas para investimento. O site contém informações técnicas e condições para a validação e autorização do investimento na área ofertada, nos idiomas português inglês e espanhol.

“Quando lançamos o programa Vale do Futuro, falamos que uma das vertentes era a do turismo. Essa região é vocacionada para o turismo e, agora, com este programa das Rotas Cênicas será ainda mais valorizada. É integração, o alinhamento de todas as áreas da economia criativa com a economia formal, do Governo do Estado de São Paulo apoiando o Vale do Ribeira, o nosso Vale do Futuro”, disse Doria.

João Dória anunciou também, que no primeiro semestre de 2021 acontecerá o Adventure Week, evento da Setur-SP em parceria com a Adventure Travel Trade Association (ATTA) voltado para a divulgação do Vale como destino turístico no mercado internacional.

  • vale do ribeira
  • vale do ribeira
  • vale do ribeira
  • vale do ribeira

Deixe uma resposta