Criada em abril de 1996, a Associação dos Municípios da Rota Romântica (AMRR) é a união de cidades gaúchas com fortes traços da colonização alemã. Dela fazem parte São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula (RS).

A Rota Romântica, da qual fazem parte 14 municípios da região serrana do Rio Grande do Sul, oferece estrutura para receber visitantes exigentes, que procuram desde a culinária mais refinada a hotéis requintados, mas também agrada aqueles que buscam hospedarias familiares e comida colonial.

O caminho foi inspirado em um roteiro de mesmo nome que existe na Alemanha. “É a versão brasileira da Romantische Strasse Alemã e que temos o privilégio de replicar aqui no Rio Grande do Sul”, comenta Terezinha Marina Kuhn Haas, presidente da AMRR.

Localizada entre a planície do Vale do Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha, a Rota Romântica está a 40 quilômetros de Porto Alegre e 35 quilômetros de Caxias do Sul, principais acessos ao Rio Grande do Sul. É um roteiro ideal para se percorrer de carro, desta forma é possível aproveitar o trajeto que é considerada top 10 dos mais bonitos e charmosos do Brasil.

“Não importa a estação, a Rota Romântica tem atrativos para o ano todo. Os meses mais frios, o encanto dos plátanos avermelhados e a gastronomia são o nosso principal atrativo. Já na primavera e verão, as cidades são coloridas e com muitas propostas de atividades ao ar livre”, complementa Haas.

Convenção reúne mais de 350 pessoas

E diante de um potencial turístico tão importante, a Schultz, escolheu a cidade de Nova Petrópolis (RS) para sua 14ª Convenção de Vendas – Rumo ao Novo, consolidado como um dos principais eventos do calendário de turismo do país.

O encontro, que ocorre de 27 a 31 março no Centro de Convenções de Nova Petrópolis, conta com a parceria de todos os 14 municípios da Rota Romântica e vai reunir mais de 350 pessoas, entre agentes de viagens e autoridades de diversos estados brasileiros. Durante os cinco dias de convenção, os profissionais participarão de agendas de capacitações, mesas de network, mostra cultural e visitas aos destinos turísticos, gastronômicos e culturais mais famosos da região.

“Estamos apresentando um destino que é clássico e, ao mesmo tempo, novo para o público. Durante a convenção, também lançaremos novos produtos e receberemos novos parceiros, além de apresentar nossas novas realizações, que incluem um novo escritório no Paraná”, diz Aroldo Schultz, presidente da empresa, reforçando que “ao mesmo tempo em que comemoramos o novo, consolidamos nossas parcerias com seriedade, responsabilidade e respeito aos agentes e todo o trade turístico”, completa.