Sebrae aponta queda no faturamento de 89% dos pequenos negócios

33% dos entrevistados acreditam que o país deve levar um ano ou mais para voltar ao normal

covid 19 Sebrae
Foto: reprodução

Nesta sexta-feira (3), o Sebrae divulgou uma pesquisa com os impactos da Covid-19 (coronavírus). Segundo os dados, 89% dos pequenos negócios já apresenta perda no faturamento.

“As pequenas empresas representam 99% de todos os empreendimentos do país e geram mais da metade dos empregos formais. A situação provocada pela pandemia exige de todos os agentes públicos o compromisso pela busca de soluções concretas e rápidas para os problemas que essas empresas estão enfrentando no dia a dia da crise”, destaca Carlos Melles, presidente do Sebrae.

O estudo estima que com a permanência do isolamento social, cerca de 36% dos empreendimentos devem fechar em 1 mês. A pesquisa realizada entre os dias 20 e 23 de março contou com a participação de 9.105 empreendedores de pequeno porte.

Segundo os empresários respondentes, mesmo com implementação de estratégias de venda online, o faturamento anual sofreria queda de 74% se as a quarentena for mantida por um período de dois meses.54% afirmaram que precisarão recorrer a empréstimos para manter o funcionamento dos negócios, sem gerar demissões. 33% dos entrevistados acreditam que o país deve levar um ano ou mais para voltar ao normal.

A redução da jornada foi adotada por cerca de 26% do empresariado e 42% fecharam temporariamente os negócios. “O Sebrae está, nesse momento, ao lado dos empresários e disponibilizando todo o apoio por meio das diferentes plataformas de atendimento”, ressalta Carlos.

Leia mais:

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui