Secult promove exposição em comemoração ao Dia de Minas Gerais

A programação virtual será fomentada no decorrer do ano e tem como objetivo proporcionar uma imersão na história de Minas Gerais

Secult

Como forma de celebrar o Dia de Minas Gerais, a Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Arquivo Público Mineiro, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e do Museu Mineiro, promove a exposição “Várias Minas: encruzilhada de histórias”, associada a uma programação virtual temática que será fomentada no decorrer deste ano.

Os espaços da Secult publicarão, no site da Secretaria e também nas redes sociais, textos, imagens, filmes, vídeos, depoimentos, músicas e curiosidades, além de lives e discussões online. A ação será virtual enquanto durar o período de distanciamento social.

Para Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, a exposição celebra os 300 anos do reconhecimento político do território de Minas e também marca do Dia de Minas Gerais. “Como um convite para que o público possa revisitar aspectos dessa história, além das múltiplas especificidades do povo mineiro, por meio dos variados acervos do Arquivo Público Mineiro, do Museu Mineiro e da Biblioteca Pública”, completa.

A excursão virtual busca proporciona a imersão em Minas Gerais numa dinâmica em que o espaço e o tempo estão encurtados e navegáveis, podendo trafegar desde o descobrimento e a formação das primeiras vilas mineiras ao processo de redemocratização, passando pelas temáticas de exploração do ouro e diamantes, da Inconfidência Mineira, das escravidão, dos povos indígenas do Rio Doce, entre outros episódios.


Deixe uma resposta