Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil, esteve presente na ROC Americas e na Marketing Strategy Conference, eventos realizados nos Estados Unidos, e, com base nos aprendizados adquiridos durante a sua viagem, apresentou os insights que mais fazem sentido para o mercado brasileiro durante a Revenue Optimization Conference (ROC), principal evento do país sobre lucratividade e estratégia hoteleira, realizado nesta terça-feira (2).

Falando sobre economia, ela reproduziu as principais considerações do economista Adam Sacks, segundo o qual estamos passando por uma retomada drástica, vivendo uma recuperação sem precedentes na demanda, considerando os segmentos de lazer, eventos e grupos, com alguns dias já superando os números de 2019.

Além disso, a previsão é positiva tanto em gestão de custos – a indústria aprendeu que precisa de reservas – quanto em geração de receita. “Sacks também destacou que é necessário estar ainda mais atento à diária média real do mercado, ou seja, aquela em que já se leva em conta o impacto da inflação, que terá sido recuperada apenas em 2024”, comenta Gabriela, complementando que outro ponto de destaque é que a RevPAR nominal estará totalmente recuperada neste ano.

“Sacks coloca como segundo grande desafio do momento, seguindo a inflação, a escassez de mão-de-obra. A situação atual nos obrigou a aumentar o preço das diárias, o que leva também a uma expectativa de entrega de serviço e atendimento ainda superior. Desta forma, a dificuldade de contratação coloca pressão nos preços”, conta Gabriela, recordando que o turismo corporativo seguirá em processo gradual de retomada, com a demanda reprimida sendo a base desse mercado por um bom tempo e indicando que as empresas tenham cuidado ao analisar os dados atuais e as perspectivas que levam em conta essas vendas.

Durante o evento realizado nesta semana, também foram abordadas quatro tendências do comportamento de consumo: entender as mudanças nos clientes, que apontam querer se sentir mais saudáveis e não desejam mais trabalhar sozinhos; o futuro é assistência rápida, como é o caso do Walmart Orlando, que entrega produtos de até 4,5 kg por drone em até duas horas; o futuro é a comunicação honesta – o seu hotel precisa comunicar a sua essência, sendo fiel ao que você é e acredita, além de transparente na cobrança de extras e opcionais; e o futuro é uma interação phygital, ou seja, integrando o mundo físico ao digital.


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