Seminário CNC: Jeanine Pires diz que o setor de turismo precisa trabalhar com dados

0
Por Rafael Massadar, do Rio de Janeiro (RJ)
Durante o seminário da CNC, ‘Turismo: Cenários em Debate’, Jeanine Pires, da Pires Associados, defendeu que o turismo brasileiro deveria usar melhor os dados da internet para analisar o comportamento do novo consumidor de viagens. De acordo com ela, bilhões de pessoas estão conectadas neste momento e o acesso e o compartilhamento à informação tornam-se fáceis,
“Devemos usar o Big Data para uma melhor análise dos padrões e tendências. Alguns setores já avançaram muito, a exemplo da aviação. Outros, no entanto, ainda precisam melhorar o uso da tecnologia”, observa Jeanine.
A consultora diz que uma pesquisa recente aponta que 70% das empresas do setor não possuem cadastro dos seus clientes. Jeanine relata também que 85% nunca fizeram pós-venda. “Um total de 94% nunca usaram tecnologia digital para monitorar seus clientes”, observa.
Jeanine ressaltou também os aspectos de sustentabilidade dos destinos brasileiros e das empresas de turismo. Ela lembra que o Brasil é o país mais competitivo em destinos naturais de turismo, segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), ao mesmo tempo em que vive o desafio da manutenção e da preservação de seus ativos naturais e culturais.
“Devemos incentivar o consumo e  produção sustentável promovendo um crescimento econômico e inclusivo. Além de pleno emprego e trabalho descente para todos”, afirma a executiva.
Ainda segundo a consultora, este aspecto também deve ser considerado dentro das empresas, que precisam aperfeiçoar seus trabalhos, focando, também, na sustentabilidade econômica, além da ambiental. “As pessoas estão deixando de viajar para lugares que não são sustentáveis”, provoca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here