Senac lança projeto em ao setor hoteleiro do Nordeste e Espírito Santo

O programa que aborda diretrizes e protocolos nas áreas de alimentação, governança, front office, lazer, eventos, comunicação e monitoramento das atividades, foi pensado para ser aplicado também para outras regiões do país

senac

Nesta segunda-feira (13), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste, lançou um programa para apoiar o setor hoteleiro do Nordeste e Espírito Santo na retomada.

“Eu estou convicta que este trabalho representa o início de um viés de uma virada para a retomada. O mais importante é garantir a segurança sanitária dos clientes e dos colaboradores e somente por meio dessa percepção é que a retomada poderá acontecer gradualmente”, pontua Anna Beatriz Waehneldt, diretora de educação profissional do Senac Nacional.

O projeto contou com a capacitação de 70 docentes dos estados contemplados, dos quais 30 profissionais são atuantes no setor de hotelaria. A iniciativa reúne oito vídeos com cerca de sete a nove minutos abordando o “distanciamento social”; sanitização de ambientes; sanitização de ambientes e uso das novas tecnologias; paramentação e desparamentação; sanitização de quartos; premissas para comunicação efetiva; higiene pessoal; e monitoramento das atividades.

“Desde o início da pandemia as entidades hoteleiras se reuniram para trabalhar de forma coordenada e garantir a sobrevivência nesse período. A partir disso, discutimos a implementação dos protocolos de saúde dentro do setor hoteleiro, por isso é muito importante que todo mundo trabalhe coletivamente para a retomada que acontecerá de forma escalonada”, ressalta Simone Scorsato, diretora da BLTA e coordenadora do Movimento Hospitalidade Segura.

O conteúdo foi gravado por Marcelo Boeger, consultor e gestor em hotelaria e facilities na hospitalidade – um dos responsáveis pela elaboração do projeto – e Maria José Dantas, presidente nacional da Associação Hoteleira e diretora da Governança.com.

“Esse processo de abertura está calcado na liberalidade das autoridades de cidades e prefeituras e o mercado. Vencidas as exigências municipais e estaduais e com os procedimentos de segurança implementados, os hotéis vão conseguir aos poucos reabrir, e aqueles que estão em funcionamento vão continuar mostrando sustentabilidade nas operações”, destaca Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Os vídeos estarão disponíveis na plataforma do Yotube dos Senacs do Nordeste e Espírito Santo. O projeto conta ainda, com 22 horas de monitoria realizadas por profissionais da rede, divididas por setores da hotelaria em sete dias com três horas de duração, os quais poderão ser acessados via contato com as unidades respectivas de cada estado.

“É muito difícil termos uma resposta global devido ao tamanho geográfico do Brasil, mas sobretudo, é muito importante ressaltar que objetivo é que todos abracem os protocolos desenvolvidos pelo Senac para promover a segurança tanto na ótica do consumidor como na ótica do produtor (empreendimento), para que solidifique a imagem do país numa conduta de desenvolvimento do turismo interno. Eu reforço a responsabilidade de todos na conduta dos destinos para que tenhamos uma retomada segura”, enfatiza Simone.

Mais capacitações

O Senac Nordeste está preparando outras equipes até 15 de julho. A tutoria de Boeger visa a preparação de profissionais para a aplicação dos protocolos sanitários atuar nos segmentos de bares e restaurantes; beleza (salões de beleza e barbearia); moda e comércio varejista (lojas & boutiques).

Participam do encontro digital mais de 130 profissionais do turismo, dentre eles:

  • Marina Almeira, diretora do Senac Bahia;
  • Anna Beatriz Waehneldt, diretora de educação profissional do Senac Nacional;
  • Telma Maria Guimarães, diretora do Senac Alagoas e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste;
  • Simone Scorsato, diretora da BLTA e coordenadora do Movimento Hospitalidade Segura;
  • Alexandre Sampaio, presidente da FBHA;
  • Marcelo Boeger, consultor e gestor em hotelaria e facilities na hospitalidade consultoria e Marina Almeira, diretora do Senac Bahia

Deixe uma resposta