Por: Antonia de Toledo
O Senac Penha, na capital paulista, oferece o curso Harmonização Enogastronômica de 17 a 27 deste mês. Em 30 horas de aula, o aluno estimula a percepção visual, gustativa e olfativa, por meio de exercícios práticos de degustação que favorecem o desenvolvimento da capacidade de harmonizar vinhos e alimentos.
A degustação acontece com rótulos dos três aromas: primário (frutados, floral e mineral), secundário (madeira e levedura) e terciário – sensação olfativa que o vinho desenvolve depois de engarrafado e envelhecido por vários anos. A partir desta experiência, o participante terá uma percepção mais ampla tanto de texturas como das semelhanças e contrastes nos sabores básicos, como ácido, amargo, salgado e doce.
Os profissionais da área, por sua vez, estarão aptos para atuar em função regular da área de alimentos e bebidas, como restaurantes, hotéis, navios, bufê; prestar serviços como consultor, e também, tornar-se empreendedor na venda de alimentos e bebidas oferecendo dicas de harmonização.
Informações: www.sp.senac.br/penha.
AT