Sergipe investe em fortalecimento da malha aérea

Por: Priscila Ferraz

Na tarde de hoje, dia 29, o coordenador de comunicação da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte de Sergipe (Setesp), José Castilho Almeida de Jesus, que assumiu o cargo em fevereiro deste ano, visitou a redação do Brasilturis Jornal e comentou sobre o trabalho de aproximação do Estado junto às companhias aéreas, novas campanhas de promoção do destino, Turismo Week e relacionamento com o trade.

 

Após o período de reforma na pista do Aeroporto de Aracaju – Santa Maria – quando as operações de pouso e decolagem ficavam suspensas em parte do período da manhã e diversos voos foram cancelados –, a Setesp, por meio do secretário de Estado de Turismo e Esporte, Adilson Júnior, promove aproximação com diferentes empresas aéreas (como GOL, TAM, Avianca e Azul) em reuniões em São Paulo como primeiro passo para lidar com as adversidades de sua malha aérea. “Estamos tentando reverter o cenário de cancelamento de voos, inclusive com a redução de ICMS como incentivo. A primeira reunião já aconteceu na última segunda-feira, dia 27, na capital paulista e, em Sergipe, reuniões paralelas acontecerão com o secretário de turismo e com o secretário da fazenda”, explicou o coordenador.

 

Frentes de trabalho


Paralelas às negociações, o Estado desenvolve outras três frentes de trabalho. A primeira é a campanha com slogan “Você conhece Sergipe?”, voltada ao incentivo do turismo interno, para quem mora no destino conhecer seus pontos turísticos. A segunda, “Sergipe, seu próximo destino”, diz respeito às caravanas pelo Nordeste em parceria com o Sebrae, ABIH-SE, Abrasel, Aracaju CVB, Fecomercio e a Secretaria Municipal de Turismo de Aracaju. “As caravanas visitam cidades num raio de 700 quilômetros de Aracaju para mostrar que é possível utilizar a malha rodoviária para chegar ao destino. Já visitamos Salvador (BA), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Recife (PE), quatro capitais com fluxo muito forte de envio de turistas. Queremos melhorar essa procura  e criar interesse em Sergipe quando se fala em Nordeste”, pontuou.

 

A terceira frente de trabalho dá enfoque à participação nos principais eventos de turismo (nacionais e internacionais), como Mostra Viajar (São Paulo), Avirrp (Ribeirão Preto – interior São Paulo), Abav Expo (São Paulo), Festuris (Gramado – RS), BTL (Lisboa) e Fitur (Espanha). “Em todas as feiras queremos apresentar um estande bonito e atrativo que divulgue o destino. Além disso, investimos fortemente em treinamentos para operadoras e agências de viagens. Somente neste ano foram mais de mil profissionais capacitados”, afirmou.

 

Turismo Week


O Turismo Week, promoção da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), será realizado entre os dias 10 e 30 de agosto e terá, entre os dias 10 e 16, período dedicado exclusivamente ao Nordeste brasileiro.

 

O Turismo Week Nordeste tem a chancela de sete estados da região Nordeste, dentre eles Sergipe, e da Fundação Centro Integrado do Turismo do Nordeste (CTI-Nordeste). “Vamos mostrar nossos destinos e atrativos, como as ciclovias (que circundam Aracaju), a limpeza e a segurança. Os pacotes de hotéis têm boas tarifas e os empresários da rede hoteleira estão com diárias bastante atrativas, seguindo a característica de Sergipe, que oferece valores inferiores aos praticados no restante do País”, garantiu.

 

Novidades


O executivo anunciou, ainda, um projeto do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE), que aprova US$ 60 milhões para investimento em divulgação, capacitação, consultoria, projetos e estrutura.

 

Outra novidade é o investimento de Belarus (oficialmente República da Bielorrússia, na Europa) em Sergipe. “O país demonstrou interesse em construir um resort-spa na cidade de Pirambu. Cederemos a área e um grupo de empresários construirá com mão de obra local, o que é positivo também em relação a criação de empregos. Além disso, o empreendimento aumentará o fluxo de turistas entre os dois destinos, o que também fortalece a malha aérea, construindo um conjunto de aspectos positivos”, enfatizou.

 

Por fim, o Governo do Estado deu ordem de serviço para reforma do centro de convenções de Sergipe. O local, que começou a ser reformado ontem, dia 28, terá capacidade duplicada e novas instalações.

 

 

Priscila Ferraz de Mello

Deixe uma resposta