Setembro será o mês de limpeza de praias em Angra dos Reis

Por: Priscila Ferraz

A preservação ambiental será destaque durante este mês em diversos pontos de Angra dos Reis (RJ). Em todos os finais de semana do mês, praias serão limpas em atividades associadas ao Dia Mundial de Limpeza das Praia (Movimento Clean Up The World). As ações contam com o apoio da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), do Centro de Estudos Ambientais (CEA) e da Subsecretaria de Serviços Públicos da Secretaria de Obras, além da empresa que presta serviços de limpeza pública à cidade.

 

A primeira ação será realizada no próximo sábado, dia 5, na Praia de Matariz, na Ilha Grande. A atividade está sendo organizada pela escola de mergulho paulista Scubalab, que realizará palestra sobre a decomposição de materiais e recifes artificiais, coleta de lixo na praia e no mar e catalogação e destinação dos resíduos coletados.

 

No dia 12 deste mês, a TurisAngra, o CEA e a Subsecretaria de Serviços Públicos realizarão mutirão de limpeza nas praias da Estrada do Contorno, no continente. Também serão convidados para participar desse trabalho alunos do curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e dos cursos profissionalizantes do Senac. O objetivo principal da atividade será conscientizar turistas e moradores sobre a importância da preservação ambiental.

 

Já no dia 19, será a vez do Clean Up Day na Praia das Amendoeiras, na Ilha da Gipóia. Essa atividade está sendo organizada pelo Angra Surf Club e contará com palestra, café da manhã, limpeza da praia e campeonatos de surfe, slackline e stand up paddle. Em 2014, os voluntários que participaram do evento do Angra Surf Club coletaram cerca de 600 kg de resíduos em 120 sacolas na mesma praia.

 

A última atividade do mês de limpeza de praias será o “Ação Praia Limpa”, no dia 26, na Praia da Biscaia. A organização é do Projeto Destino Sustentável BR Marinas, que fará um mutirão de limpeza numa das praias mais frequentadas do corredor turístico da Ponta Leste. O “Ação Praia Limpa” contará com a participação dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que auxiliarão na conscientização dos frequentadores e comerciantes da Praia da Biscaia.

 

Além disso, o site navegueangra.com.br fará um trabalho de conscientização durante todo o mês nas principais praias da Baia da Ilha Grande. Haverá panfletagem e sensibilização nos barcos, nas escolas da Ilha Grande e em todos os corredores do continente.

 

“Durante este mês, em diversas cidades do mundo, estarão acontecendo trabalhos voluntários de limpezas de praia e em Angra não podia ser diferente. A TurisAngra está apoiando esses eventos, pois entendemos que ações como essas podem fazer a diferença na preservação dos nossos destinos turísticos. Todos queremos que Angra dos Reis continue linda e para isso é fundamental a conscientização, primeiro dos próprios angrenses e moradores e, depois, dos turistas que nos visitam”, disse o presidente da TurisAngra, Klauber Valente.

 

 

PF

Deixe uma resposta