Setur-RJ incentiva cadastro de artesãos em programa de crédito

Por meio da Carteira Nacional do Artesão, os profissionais fluminenses podem ter acesso a políticas públicas e participar de eventos

Setur-RJ
Gustavo Tutuca, secretário de Turismo, esteve presente no evento

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), por meio do Programa Estadual do Artesanato, entregou nesta semana 37 carteiras nacionais do artesão a profissionais do município de Piraí, no Vale do Café. O documento foi entregue àqueles que cumpriram todas as etapas do cadastramento exigidas pelo Programa Nacional do Artesanato.

Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro, participou da solenidade de entrega dos documentos e destacou a felicidade em ver a Casa da Cultura voltando a funcionar e dando dignidade aos artesãos. “A política de artesanato precisa ser encarada como uma profissão. Muitas pessoas entendem como simples hobby, mas o artesanato sustenta muitas famílias”, afirma.

Com a Carteira Nacional do Artesão, os profissionais conseguem acesso a políticas públicas, como microcrédito e descontos, além de poderem participar de feiras municipais, estaduais e federais. Além disso, são propostos cursos de capacitação para que os profissionais possam aprender novas técnicas e, dessa forma, expandir seus produtos e vendas, aumentando a renda.

O ArtCredRj foi viabilizado por meio de parceria entre a Agência de Fomento Estadual (AgeRio) e a Setur-RJ. A ação disponibiliza financiamento para artesãos fluminenses que possuem a Carteira Nacional do Artesão. O crédito pode ser usado para aquisição de máquinas, equipamentos, reformas, reposição de estoque e capital de giro.

Deixe uma resposta