Setur-SP desenvolve plano de desenvolvimento turístico para o estado

Junto com 37 regiões do estado, a Secretaria de Turismo de São Paulo debateu alguns temas para a retomada, como marketing, planejamento e gestão

São Paulo
Museu de Arte de São Paulo

Na última quinta (14), a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo definiu e estruturou o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo pós-pandemia da covid-19. A reunião, que contou com 37 das 49 regiões turísticas do estado, foi dividida em cinco temas:

  • Planejamento e Gestão da Retomada
  • Governança Participativa e Colaborativa
  • Inteligência Turística e Inovação
  • Fortalecimento Regional Local do Turismo
  • Marketing Turístico.

“A participação das Regiões Turísticas é importante para a consolidação desse plano com ações de curto, médio e longo prazo, uma vez que o turismo hoje está parado”, disse Marcelo Costa, secretário executivo da Secretaria de Turismo.

Os representantes regionais acreditam que as primeiras viagens, na volta à normalidade, serão dos próprios paulistas e paulistanos, que ainda não consumem o turismo no Estado, por períodos curtos de até três dias. Isso deve provocar alterações na forma como é comercializado o turismo regional, com divulgação para o mercado de agentes de viagens e operadores de turismo, além de intercâmbios entre as atrações das próprias 49 regiões, que reúnem 354 de municípios.

União, organização, inovação, novas perspectivas e principalmente, segurança, foram aspectos destacados pelos interlocutores regionais. O cuidado para a recepção e hospedagem dos turistas, assim como a promoção dos destinos por meio de ferramentas digitais podem fazer com que o retorno seja mais rápido. O próximo encontro virtual será no dia 19 de maio, com os empresários do setor.


Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui