
Nesta terça-feira (4), a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP) anunciou a promoção de um ciclo de reuniões com docentes, coordenadores de cursos de turismo – técnicos, tecnólogos, graduação e pós-graduação – representantes do setor e governos para promover o alinhamento pedagógico de acordo com as demandas do mercado.
“A ideia é atender as exigências do mercado, atualizando e melhorando os cursos de formação a partir dessas demandas. Se o profissional de turismo precisa desenvolver certas habilidades ao ingressar no mercado de trabalho, por que não começar a trabalhá-las ainda nas instituições de ensino? Novos cenários exigem novas habilidades e nosso objetivo é que os estudantes já saiam com esse conhecimento”, pontua Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo.
A primeira rodada de encontros contou com 18 professores, coordenadores e representantes de instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Federal São Paulo (IFSP), Centro Paula Souza, Senac, Universidade Anhembi Morumbi e Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo (ABBTUR) a fim de identificar o futuro do profissional de turismo.
A iniciativa faz parte do programa Politurismo, da Setur-SP, desenvolvido sobre os pilares da educação, inteligência, negócios e inovação para a qualificação e formação de novas lideranças e talentos que compõem a cadeia produtiva do turismo no Estado. As reuniões são conduzidas pela Fundação Instituto de Administração da USP, contratada para desenvolvimento de ações em conjunto com a Secretaria.
A próxima reunirá representantes de empresas responsáveis pela contratação desses profissionais, como agências e operadoras de viagens, companhias aéreas, hotéis, entre outros, e promover debates entre setor produtivo e acadêmico, identificando as mudanças do mercado.
Investimento
Com foco na infraestrutura, recentemente a Setur-SP anunciou a liberação de R$ 44 milhões para obras turísticas no primeiro trimestre. Os repasses da serão aplicados em obras e melhoria como revitalizações, sinalização e equipamentos.
“Mesmo durante a pandemia, quando o fluxo de turistas é menor, o investimento no turismo é necessário, sobretudo no estado com maior oferta do País. É importante que os municípios estejam prontos para a retomada que deve ocorrer em breve”, explica Vinicius Lummertz.