Setur-SP entrega R$ 223,3 milhões em verbas a 180 municípios turísticos

O valor entregue pela Setur-SP em 2020 foi o maior dos últimos seis anos. No ano, houve o lançamento da Rota Gastronômica do Vale do Ribeira

Setur-SP Circuito Litoral Norte
Vinicius Lummertz, secretário de estado de Turismo de São Paulo (Setur-SP)

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur-SP) anunciou o repasse de R$ 223,3 milhões em verbas para 180 das 210 cidades turísticas do Estado, das quais 70 são estâncias e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs), por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

“Esse repasse recorde foi importante principalmente pelo cenário de pandemia, cruel com todo o setor de turismo. As cidades puderam investir, o que gerou empregos em outros setores, como na construção civil, e manteve a economia local aquecida. Agora, em um cenário mais favorável de retorno ao longo de 2021, com a aceleração da vacinação, as nossas cidades turísticas estarão mais bem preparadas para a volta dos visitantes”, disse Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado.

O valor entregue em 2020 foi o maior dos últimos seis anos. Além do repasse de recursos, em 2020 a Setur-SP manteve outros projetos, como a conclusão das quatro primeiras propostas das Rotas Cênicas (Ribeira, Mantiqueira, Litoral Norte e Circuito das Águas), o lançamento da Rota Gastronômica do Vale do Ribeira e a estruturação da base legal dos Distritos Turísticos.

 “Conseguimos atender 180 municípios para as ações do dia a dia, sem perder de vista os projetos estruturantes, de longo prazo, com potencial transformador do produto turístico do Estado”, disse o secretário Lummertz.

Projetos entregues

Uma das novidades entregues em 2020, foi o Guia Virtual das Rotas Turísticas do Vale do Ribeira é uma plataforma que contém 40 dicas de estabelecimentos e roteiros com foco o turismo náutico, de aventura, de cicloturismo, natureza, arte, cultura e história. A ação faz parte do programa Rotas Turísticas e conta com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Outra novidade é o Portfolio de Áreas para Investimentos em Turismo no Vale do Ribeira, que consiste em um mapeamento de 15 terrenos e imóveis da região, de um total de 50 propriedades abertas para investimento. O site contém informações técnicas e condições para a validação e autorização do investimento na área ofertada, nos idiomas português inglês e espanhol.

“O negócio turístico representa 20% dos empregos e quando você promove e estrutura, toda a cadeia ganha. Temos rotas cênicas que vão se juntar às rotas gastronômicas, como primeira fórmula de união desses programas que se estenderão a todo o estado. O que começa aqui vai proporcionar um grande desenvolvimento para o estado, gerando muito emprego”, pontua Lummertz.

Deixe uma resposta