Solenidade marca a abertura do Festuris Gramado com a presença de autoridades

0

Por Larissa Coldibeli

A 29ª edição do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo tem início nesta sexta-feira (10), na Serra Gaúcha, com o mote “Conectando o Mundo”. Na noite anterior, uma solenidade com a presença de autoridades marcou a abertura do evento.

A diretora Marta Rossi comemorou o crescimento de 10% em relação a edição de 2016. “Agradeço a todos os parceiros que nos ajudam a realizar este evento, que tem novos desafios a cada edição. O Festuris é construído por muitas mãos, para que os participantes alcancem os melhores resultados. Queremos ser referência em novidades, tendências e geração de negócios no turismo”, declarou.

Ela destacou a importância do turismo para o desenvolvimento do país. “Confiança é a palavra chave para a retomada do crescimento e a iniciativa privada tem feito sua parte. Queremos que o Brasil tenha  no turismo um vetor para o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda e captação de investimentos. Mas, para isso, precisamos de apoio governamental e representatividade política. O turismo precisa ser uma política de Estado, inclusive de governos estaduais e municípios”, afirmou.

Marta também parabenizou os hoteleiros pelo seu dia, comemorado em 9 de novembro, e a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) pelos seus 81 anos.

A Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, representou o Ministro do Turismo Marx Beltrão, que, apesar de confirmado, não pôde comparecer por imprevistos de agenda. “O Festuris é reconhecidamente uma das principais feiras de turismo do Brasil e renova nosso empenho em fazer do turismo um meio de gerar emprego e renda. A sinergia entre governo e iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento do setor. O MTur respeita os empresários e está de portas abertas para o diálogo”, disse.

Ela destacou algumas ações do ministério, como o programa Brasil + Turismo, que inclui medidas como o visto eletrônico, que deve aumentar o fluxo turístico em 25% e trazer um incremento de R$ 1,4 bi ao setor; o programa Brasil Braços Abertos, que vai capacitar 26 mil pessoas online; a oferta de 10 mil vagas no Mediotec, de ensino técnico; o Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade, que vai levar 100 pessoas para treinamento no Reino Unido; e a liberação de R$ 20 bilhões em crédito do BNDES para micro e pequenos empresários, que correspondem a 90% das empresas do turismo.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, também marcou presença na solenidade. “Promover o turismo e fortalecer o setor contribui com a economia em diferentes esferas. Impulsiona comunidades ao divulgar cada canto do país, é uma ferramenta para a preservação da história e da cultura e propicia a integração e a convivência entre pessoas.”

Sartori destacou a importância do evento para as 27 regiões turísticas do estado e disse que o objetivo é se tornar, cada vez mais, uma referência no setor. “A Serra Gaúcha é um dos destinos mais procurados do Brasil. Apesar da situação difícil, o turismo é promissor e deve ser estimulado”, afirmou.

O prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca, deu as boas-vindas aos participantes. “Gramado está iluminada pelo Natal Luz e pelo Festuris, que é símbolo da cidade.”

Troféu Amigos do Festuris

Na ocasião, Eduardo Zorzanello, diretor do Festuris, entregou o Troféu Amigos do Festuris. “É uma homenagem e um agradecimento a parceiros e amigos que tiveram papel de destaque na edição anterior e que nos ajudam a realizar este evento grandioso.”

Os homenageados foram: André Samico de Melo Correia (Recife), Geraldo Castelli (Canela), Paulo de Brito Freitas (Florianópolis), Victor Hugo da Silva (Porto Alegre), Francisco Augusto João (Pelotas), Jaime Luiz de Oliveira (Canela), Jean-Philippe Pérol (França), Diana Pomar (México), Amanda Paim (Porto Alegre).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here