Sustentabilidade: “Crescimento não é otimismo; devemos avaliar cenário”

Segundo Ana Baéz, é preciso encontrar novas alternativas para atrair os visitantes de turismo ecológico e trabalhar com a qualidade sustentável

0
Ana Baéz, presidente da Turismo & Conservación Consultores

Gramado/RS – Dando continuidade ao primeiro painel “A Sustentabilidade como Grande Incentivo a Inovação Dentro do Turismo”, que faz parte do Meeting Festuris, que ocorre na manhã desta sexta-feira (8), Gustavo Timo, diretor de Desenvolvimento de destinos e produtos da Adventure Travel Trade Association (Atta), moderou um painel com Gilson Machado, presidente da Embratur; Ana Baéz, presidente da Turismo & Conservación Consultores; e Guilherme Hommerding Massena, cofundador da Dobra.

De acordo com Ana, o turismo de natureza também é oportunidade de oferecer novas experiências, levando os turistas a lugares extremos. “Temos que inovar. Uma das base para o desenvolvimento social e econômico é a biodiversidade. Hoje somente capazes de atrais turistas quando temos destinos sólidos. Falamos frequentemente de crescimento, mas devemos nos preocupar com o que está por trás desses números de alavancamento”, declara.


LEIA MAIS:Festuris: confira marcas que participam do encontro em Gramado (RS)Festuris 2019: veja fotos da Solenidade de abertura em Gramado (RS)Embratur, MTur e Governo de RS reforçam setor durante solenidade do Festuris

A executiva continua que demais temas também precisam ser abordados, como qualidade de vida, quando trabalhamos para melhor o meio ambiente, como podemos fazer melhor uso de água e overtourism. “Temos que tomar cuidado. 70% dos visitantes que visitando a Grande Barreira de Corais da Austrália afirma que vai ao atrativo com medo de que ele desapareça. Queremos realmente continua crescendo ou encontrar novas alternativas?”, alerta.

Para finaliza, Ana há forma de manter um bom cenário turístico no destino, contudo, trabalhando mais a qualidade do que a quantidade e, como exemplo, demonstrou como a Costa Rica encontrou alternativas para ainda atrair visitantes, sem atrapalhar a vida animal com o excesso de contato direto com a fauna para selfies, por exemplo.


Leia também:
– Festival de Turismo de Gramado reconhece “Amigos do Festuris”; veja
– Solenidade marca o início da 31ª edição do Festuris Gramado
Festuris apresenta novos espaços para edição de 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here