Sustentabilidade… O que é o que é?

O conceito contemporâneo de sustentabilidade é visto como uma alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do nosso planeta
sustentabilidade

A palavra, que tem sido usada cada vez mais nas últimas décadas, tem origem no latim “sustentare” que, por sua vez, significa “sustentar, apoiar, conservar”. Mas o termo é bastante rico e permeia, por meio de adicionais termos paralelos, muitas outras afinidades e similaridades para tentar nos levar a entender seus vários e distintos conceitos.

De acordo aos mais apreciados dicionários, por exemplo, sustentar nos induz a compreender o ato de “alimentar, apoiar, carregar, confirmar, manter”; e a palavra sustentabilidade é definida como “a qualidade ou a condição do que é sustentável”.  Também encontramos o conceito de sustentação, vez ou outra, nos levar para definir uma “confirmação” (comprovação, corroboração, evidência, garantia), ou “conservação” (cuidado,  manutenção, preservação e/ou proteção).

Baseado nas raízes aqui descritas, vemos o conceito de sustentabilidade eminentemente relacionado com o desenvolvimento sustentável, isto é: “um conjunto de ações e posicionamentos estratégicos, acompanhados de outras atitudes, que nos permitem alcançar resultados ecologicamente e economicamente viáveis, além de socialmente e culturalmente justas”.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável é “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades”. O conceito contemporâneo de sustentabilidade é visto como uma alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do nosso planeta – sempre por meio de soluções que têm, como principal objetivo, a autêntica preocupação com o desenvolvimento ecológico.

Fala-se muito hoje em crescimento sustentável (aquele aumento constante, eficaz  e confiável de nossa economia) ou em gestão sustentável (a forma pela qual se dirige uma empresa/organização, valorizando todos os seus elementos, principalmente aqueles ligados ao meio ambiente) ou, até, de sociedade sustentável (uma sociedade beneficiada por um conjunto de medidas diversas promovidas para ajudar  seus membros frente a condições adversas), além de, entre muitos outros exemplos, o que poderíamos entender por turismo sustentável.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) elegeu 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, com o objetivo de ampliar a compreensão do tema e conscientizar todos os envolvidos sobre a importância do turismo no compartilhamento do patrimônio natural e cultural assim como sobre a distribuição da riqueza proporcionada pelas viagens. A difusão natural do conceito-base nos leva a incluir e mencionar termos análogos, como sustentabilidade empresarial, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e sustentabilidade econômica, entre outras.

Mas, entre todas as explicações publicadas, a frase que mais me agradou para definir o tema em questão diz que “sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas”.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui