TAM Viagens celebra venda de pacotes para Barcelona, seu novo destino

Por: Priscila Ferraz

Em março deste ano, a TAM Linhas Aéreas anunciou um voo direto de São Paulo a Barcelona, na Espanha, com previsão de início de operação em outubro. Como operadora oficial, que tem como objetivo fomentar os voos da companhia, a TAM Viagens formatou pacotes especiais para o destino, começando suas vendas em julho, e celebrou a novidade com um coquetel realizado na noite de hoje, dia 1º, em São Paulo. O voo contará com três saídas semanais, às terças, quintas e domingos e retorno às segundas, quartas e sextas, e a operadora firmou parceria com o órgão de turismo do destino, a Agência Catalã de Turismo, para aumentar as possibilidades de produtos e fornecer melhores opções nas criações dos pacotes.

 

“Já voávamos para Madri, então a ideia foi trazer um destino novo, até pelo que Barcelona entrega ao visitante. Acreditamos que o voo seja complementar ao de Madri e aumente o envio de brasileiros para a Espanha. Barcelona é um destino bastante querido e desejado pelo brasileiro e é um porto de saída de navios muito importante. Trabalhamos com esses navios e com o voo direto as operações são ainda mais facilitadas. Assim, imaginamos que isso aumente nossa tendência de crescimento”, pontuou o gerente de produtos internacionais, Arthur Sorelli Furtado.

 

Os pacotes oferecem aéreo ida e volta, hotelaria (econômica, moderada e de luxo) com café da manhã e serviços terrestres – de receptivo, transfer in and out e tours pelo destino, como passeios culturais e até visita ao estádio do FC Barcelona. “Há, ainda, pacotes que combinam cruzeiros e isso é bastante importante para nós. Vimos um retorno bastante positivo nesse aspecto, então laçamos também um pacote com cruzeiro com pensões completas (sem bebidas alcoólicas) para quem deseja aproveitar o Mediterrâneo”, explicou Furatdo. “Dessa forma, estamos muito felizes com a novidade e, em relação à alta do euro, oferecemos opções atrativas com tarifas especiais que prometem agradar a todos os perfis de viajantes”, completou. Trabalhando com famílias, casais e adultos no geral, o executivo afirmou que há grande procura por pacotes no período do Réveillon e Carnaval 2016.

 

Importância para o destino


Durante o coquetel, o diretor para América do Sul da Agência Catalã de Turismo, Joan Romero, foi só elogios. “O fato de podermos contar com mais um voo direto é uma ótima notícia, pois, assim, a Catalunha vende mais. Entre 31 de julho de 2014 e a mesma data neste ano, percebemos incremento de 22% na chegada de brasileiros ao destino. Então, num momento de crise, estamos crescendo. Barcelona e seus arredores oferece muito ao visitante com seus shoppings, museus, gastronomia e futebol. O fato positivo é que antes a Catalunha era um destino dentro de um grande roteiro e representava poucos dias de uma viagem. Agora é a grande estrela do pacote”, considerou.

 

Segundo o executivo, a cada ano a Catalunha recebe 20 milhões de turistas, sendo 177 mil brasileiros. “É pouco comparado ao total, mas estamos crescendo, e algo que precisa ser levado em consideração é o fato de que os brasileiros gastam bastante. Em média, gastam 194 euros diários, enquanto um turista francês, por exemplo, gasta 77 euros. O brasileiro nos interessa muito e também é um visitante que se sente bem no destino – que oferece facilidade de comunicação, com idioma parecido com o português, além de ser seguro e fácil de se movimentar”, enfatizou.

 

Romero está há pouco mais de um ano no Brasil, ocasião em que a Agência Catalã de Turismo decidiu estabelecer um escritório em São Paulo, e acredita que a oscilação do câmbio favorece o posicionamento dos destinos europeus. “Os brasileiros não deixaram de viajar e trabalhamos com foco nessas pessoas, que ainda querem sair do País e têm poder aquisitivo para isso. Apesar de lidarmos com diversos nichos de mercado, apostamos, no momento, fortemente no luxo e nos turistas que buscam experiências, com bons restaurantes, tours privativos e todo o resto que podemos oferecer”, finalizou.

 

Cenário econômico


Também apostando em Europa, a TAM Viagens enxerga uma oportunidade no menor crescimento do euro frente ao dólar. “A Europa está mais aberta a receber os turistas brasileiros, que também enxergam facilidades no visto e na conectividade, podendo conhecer diferentes países numa mesma viagem”, disse Furtado.

 

Apesar de considerar dificuldades em 2015, o executivo também acredita que o brasileiro não deixou de viajar, mas adequou-se à situação, diminuindo o número de dias, por exemplo. Para incentivar o turismo, a operadora, que conta com cerca de 170 lojas no Brasil, investe e aumenta a oferta de produtos. “Buscamos oportunidades – inclusive junto ao trade, que representa de 80% a 85% de nossas vendas – para o brasileiro que deseja conhecer mais. Portanto, apesar de vivermos um ano complicado, estamos otimistas com os produtos que estamos oferecendo e com as facilidades que conseguimos ofertar ao cliente, limitando muitas vezes a variação cambial”, concluiu.

 

 

Priscila Ferraz de Mello

Priscila Ferraz de Mello

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