TAP comemora um ano entre Porto Alegre e Lisboa

0

Por: Antonio Euryco

PORTO ALEGRE – Um ano de voo direto. A TAP comemorou hoje, de forma oficial, o primeiro aniversário da ligação direta entre Porto Alegre e a Europa, estabelecida no ano passado com a rota da capital gaucha para Lisboa e que obteve as credenciais esperadas.  Como anunciou o diretor geral para o Brasil e América do Sul, Mário Carvalho, foram 83 mil passageiros transportados, com ocupação de 81%, dentro da média nacional.

 

No setor de carga houve uma disparidade perfeitamente explicável. Enquanto vieram 950 toneladas desde a capital portuguesa, foram embarcadas 300 toneladas no Salgado Filho, em razão da pista mais curta na operação de decolagem do A-330.  []Os resultados, porém, foram compensadores neste primeiro ano e temos a melhor expectativa para que assim continue”, destacou o executivo.

 

Por enquanto seguem os 4 voos semanais, (a rota começou hà um ano com tres) a alta temporada de verão na Europa reduz o tráfego aéreo. Mas, a expectativa de um voo diário a partir da capital gaucha continua em pauta. “Tudo depende da demanda”, afirmou Carvalho, que realizou o seu pronunciamento de saudação durante o evento no Plaza São Rafael Hotel Centro de Eventos, acompanhado do prefeito José Fortunatti, do secretário municipal de turismo Raul Mendes da Rocha, do  trade gaucho e dirigentes de várias entidades do Rio Grande do Sul.

 

O prefeito da capital gaúcha destacou a importância da rota, que colocou Porto Alegre no cenário mundial. Lembrou que até 2010 o turismo gaúcho foi esquecido pelo governo federal. “Não fazíamos parte dos materiais da Embratur e Ministério do Turismo no exterior, a publicidade ia até Foz do Iguaçu”, disse.

“O volume de passageiros no primeiro ano ultrapassou todas as expectativas, com grande fluxo de pessoas e cargas. Isso faz com que nossa relação com a Europa se dinamize, oportunize novos negócios, e é muito bom para a nossa economia”, afirmou  Fortunatti, enfatizando o interesse  da gestão em fomentar e impulsionar a vinda do turistas europeus a Porto Alegre.  

O secretário Raul enfatizou o esforço municipal em canalizar recursos para divulgar a cidade no mercado europeu através de workshops para profissionais do setor e da participação em feiras, além da recepção de operadores  e imprensa. “Além do comércio e indústria, ajudou muito a vender o Brasil no exterior, dando visibilidade ao potencial turístico com nossos atrativos diversificados como roteiros gastronômicos e históricos”, disse o secretário do Turismo que, com o prefeito, homenageou a TAP com a entrega de uma placa comemorativa.

Em numeros da Infraero,  houve um crescimento de 73% no fluxo de passageiros internacionais no Aeroporto Salgado Filho nos primeiros quatro meses de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011. O crescimento foi influenciado pelas novas rotas internacionais para a Capital oferecidas pela TAP, Taca (Lima) e Copa  Airlines (Cidade do Panamá).  Dos 83 mil passageiros transportados pela TAP nos 190 voos realizados, 72% tiveram origem Brasil, 22% foram de alemães, italianos e portugueses. 
 

Antonio Euryco

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here