Tecnologia e a necessária conexão off-line

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Por Luciane Leite, especial para o Brasilturis

É fato que a tecnologia da informação (TI) é fundamental para a cadeia do turismo. Pensando exclusivamente no âmbito corporativo e no dia a dia dos players da indústria, sabemos que a internet, os programas e os aplicativos permitem que as empresas da cadeia turística se conectem a partir de poucos cliques com toda parte do globo e a partir do conforto de seus escritórios.

Isso sem falar que a realização de processos on-line contribui, cada vez mais, para diminuir custos e aumentar rentabilidade. Esta breve reflexão nos permite afirmar que as empresas e companhias de TI, independentemente do tamanho e faturamento, são essenciais para a cadeia produtiva do turismo. Um exemplo muito fácil para contextualizarmos a importância da tecnologia da informação na indústria do turismo é o caso das agências de viagem e do uso de ferramentas de Customer Relationship Management (CRM).

Imagine que um agente de viagem puxa os dados da ferramenta de CRM que usa na agência e percebe que alguns clientes antigos estão com passaporte para vencer. Ao ligar para falar sobre o vencimento do passaporte, é bem possível que algum deles decida viajar de novo. Isso quer dizer que um programa que tem os dados de todos os clientes já atendidos naquela agência possibilitou que o agente encontrasse um bom motivo para voltar a falar e gerar novos negócios.

À parte o exemplo simplista acima, o fato é que grandes organizações e companhias de turismo já entenderam a importância da TI. Tanto que investem em aplicativos e softwares, além do incremento do uso das redes sociais que, cada vez mais, vem exercendo papel fundamental na difusão e até na venda de roteiros.

Segundo informação apresentada no Fórum Turistech, no final de 2017, pesquisas indicam que 86% dos turistas que visitam algum destino no Brasil utilizam algum tipo de meio eletrônico para fechar um pacote ou efetuar uma reserva. Além disso, existem companhias oferecendo diversas soluções tecnológicas para o turismo: há desde aplicativos para reserva até pulseiras para acessar o quarto.

Mas onde estão e quais são as empresas que ajudam a movimentar o turismo e os outros 50 setores econômicos que integram a indústria? Apresentar produtos e serviços ofertados por companhias de diversos portes é a grande motivação da criação do ‘Travel Tech Pavillion’, área inédita dentro do já existente ‘The Travel Tech Show’, na WTM Latin America, confirmada para o período de 3 a 5 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O espaço que garantirá conexão  entre os players do turismo e empresas de tecnologia de pequeno e médio porte, de modo a agregar e atender uma real e latente necessidade atual que busca opções e variedades de soluções tecnológicas para os diversos modelos de negócios do setor. Afinal, temos consciência dos desafios do empreendedor, assim como sabemos de sua importância para a engrenagem do turismo.

As startups estão aí para confirmar que é preciso olhar com atenção para este novo mercado que ainda não tem recurso para investir, mas que tem boas soluções. E – paradoxalmente – neste caso, nem tudo se resolve no ambiente online.

Luciane Leite é diretora da WTM Latin America

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