Temporada de Inverno no Vale dos Vinhedos

Por: Antonio Euryco

O frio gostoso, bons vinhos e espumantes, paisagens de tirar o fôlego, uma gastronomia  farta e saborosa, o aconchego da boa hospedagem. Quem pensa em tais atrativos identifica-se logo com a Serra Gaúcha, e mais ainda, com a região do Vale dos Vinhedos, um dos atrativos mais identificados com a temporada de inverno.  Já começou o roteiro deste ano que se prepara para receber mais de 70 mil visitantes e com o Vale reconhecido como novo integrante do patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, em projeto aprovado nesta semana na Assembléia Legislativa do estado. E a cidade de Bento Gonçalves  também ganhou status de membro afiliado da OMT.

 

As mais de 30 vinícolas são a atração principal do Vale. Cada uma com suas peculiaridades, abertas a visitação e degustação, com a oportunidade dos turistas degustarem vinhos de diversas variedades. Entre os tintos, destaque para o Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Ancellotta, Malbec, Marselan, Shiraz e Pinotage, além dos mais jovens Pinot Noir e Gamay, estes dois já na safra 2012. Neste período já é possível apreciar tintos mais estruturados das safras 2008 e 2009, que começam a chegar ao mercado.

 

Para quem admira os brancos as opções estão entre o Chardonnay, Sauvignon Blanc e Gewurztraminer. Isso sem contar nos espumantes que denotam toda delicadeza e frescor das uvas cultivadas na região. Lado a lado com o vinho está a gastronomia, hoje amplamente diversificada. O turista que visita o roteiro pode saborear desde o tradicional galeto acompanhado da massa e da sopa de capeletti até pratos da alta gastronomia, incluindo caças.

 

 O Vale dos Vinhedos conta com uma estrutura que contempla desde pousadas mais peculiares até a estrutura de um spa de vinho. Cada um com suas características, porém todos intimamente ligados à cultura regional, encravados entre vales cobertos por videiras que nesta época estão em período de dormência à espera da primavera, quando o vinhedo começa a brotar.

 

No movimento deste mês, uma série de eventos. Já aconteceram o 1º Encontro de Motociclistas no Vale dos Vinhedos e o 2º Filó do Vinho, promovido pela Associação Comunitária Vale dos Vinhedos com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).

 

O presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, destaca  que “o Vale dos Vinhedos é atração o ano inteiro. Nossas vinícolas, hotéis e restaurantes oferecem atrações que giram em torno da cultura do vinho.

 

O Vale dos Vinhedos fica no município de Bento Gonçalves que também ganhou uma situação especial neste mês de junho, com filiação aceita junto à Organização Mundial do Turismo. O pedido de filiação foi feito em março pela Secretaria de Turismo, e a aprovação foi dada em Madri, sede da organização, no dia 13.  Entre os 16 afiliados brasileiros, Bento Gonçalves agora está incluída.

 

informações www.valedosvinhedos.com.br.

 

AE

Deixe uma resposta