Terceira edição do Selo de Qualidade Ospitalità Italiana, na capital paulista

Por: Antonia de Toledo

A Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam), juntamente com a União das Câmaras de Comércio da Itália (Unioncamere) e o Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas (Isnart) realizarão no dia 24 deste mês, no Circolo Italiano, na capital paulista, a 3ª edição do selo de qualidade “Ospitalità Italiana” – Restaurantes italianos no mundo para mais de 80 restaurantes italianos localizados na circunscrição da Italcam.

 

O objetivo do selo é avaliar a hospitalidade e a tradição italiana, por esse motivo, os requisitos para participar englobam desde a presença de, ao menos, um funcionário fluente em italiano até a proposta gastronômica, que deve conter pratos e vinhos da tradição do país e serem elaborados com produtos comprovadamente “Made in Italy”.

 

O julgamento foi realizado pelo comitê de avaliação composto por autoridades e representantes das principais instituições e organizações do setor agroalimentar na Itália, onde foram,avaliados dez requisitos como identidade e distinção, hospitalidade, proposta gastronômica, o menu em italiano e adequado, mise en place, carta de vinhos, azeite extravirgem, experiência do chef entre outros.

 

Sem favoritismos ou conceitos de luxo, badalação, localização ou nomes de chefs de cozinha, o comitê de membros italianos avaliou os dez itens que cada restaurante tem que possuir no exterior, sempre analisando a característica de cada país, as dificuldades de importação de determinados produtos e até mesmo a tradição de casas que fizeram e ainda matem a tradição de seus ancestrais.

 

Receber o certificado de Ospitalità Italiana é um orgulho para as casas italianas laureadas. A láurea é reconhecida pela Itália por cinco ministérios: Ministério das Relações Exteriores, das Políticas Agrícolas e Florestais, dos Bens e Atividades  Culturais, do Turismo e Ministério do Desenvolvimento Econômico.

 

 

 

Informações: tel. (11) 3123-2770.

 

 

AT

 

Deixe uma resposta