“O que vivi no Turismo…” Teresa Perez

Referência em viagens de luxo no País, Teresa Perez construiu sua empresa sobre bases familiares sólidas. Foi a experiência de viajar pelo mundo desde cedo que despertou nela a paixão por abraçar novas culturas e foram os valores que ela aprendeu com seus pais e com a avó, companheiros dela nos roteiros, que pautaram todos rumos do negócio que ressignificou o conceito de turismo de alto padrão em território nacional.

Um trabalho prévio como freelancer na venda de viagens mostrou a ela que havia mercado para a criação de uma agência com atendimento diferenciado. “Depois de anos vendendo pacotes eu percebi que o Turismo que eu sonhava não era o das agências com as quais eu tinha relacionamento”, explica. “Nunca tive ambição de ser grande, eu queria ser boa”, emenda.

Na opinião dela, ainda faltava às empresas inserir um aspecto muito importante na gestão dos negócios: a curadoria sobre o roteiro do cliente. Para suprir essa carência, ela fundou a Teresa Perez Tours, junto ao filho Tomás, em 1991. “Eu tinha o sonho de poder atender meus clientes da forma que eu achava que deveria ser. Com compromisso em cada passo. Eu mostrava o roteiro, a quantidade de dias, explicava tudo para alinhar as expectativas porque o cliente não tem muita noção de tempo, de deslocamento”, pontua.

São os valores, a coragem de empreender e a garra de manter o negócio sobre os trilhos projetados que fazem de Teresa Perez personagem da semana de “O que Vivi no Turismo”, série desenvolvida pelo Brasilturis Jornal para homenagear quem fez e faz a história da atividade no País.

Confira o episódio:

Compromisso com a entrega

Excelência sempre esteve nos bastidores da criação de roteiros fantásticos, o que demanda capacitação constante da equipe. “Não convidamos pessoas de outras agências pressupondo que elas já vêm capacitadas, nós queremos ter o time treinado com o que achamos importante”, defende. No modelo de negócios da Teresa Perez, atitudes positivas e virtudes como honestidade e transparência contam mais do que a qualificação técnica, que pode ser aprendida pelos colaboradores que são capacitados e encorajados a se envolver nesse compromisso corporativo.

O cuidado inclui também a seleção rigorosa de fornecedores, o que levou Teresa a viajar o mundo para fazer pessoalmente a triagem dos hotéis com os quais iria trabalhar. “É só conhecendo o diretor ou dono que poderia garantir reconhecimento aos nossos clientes em todos os lugares que eles fossem”, detalha. A aplicação do conceito e ‘menos é mais’ é crucial para garantir a qualidade e um grande diferencial para esse perfil de cliente.

Partindo do mesmo pressuposto, ela começou a frequentar feiras B2B de Turismo na África e na Ásia para entender as particularidades de operação em cada região e conhecer os fornecedores. Ela também passou a inserir trechos de navio nos roteiros para desmistificar a venda de cruzeiros para viajantes da classe A. “Era a forma de fazer o cliente compreender que eram navios diferenciados, com turno único e cabines espaçosas. Passei a fazer grupos que incluíam passeios de Istambul ao Mar Negro, de Nice pelo Mediterrâneo. Eles começaram a ver a diferença”, comemora.

A valorização começou no boca a boca e a empresa foi crescendo de forma orgânica, com a liderança de Teresa e o apoio fundamental dos filhos – Tomás, que está com ela desde o início, e Carolina, que se juntou ao time anos depois, para cuidar da área de Marketing. “Com o tempo, parece que tudo foi caminhando de uma forma que nem eu sei detectar porque começou a crescer tanto. A paixão por atender o cliente foi passando para todos os colaboradores. E o cliente volta satisfeito, o que nos dá motivos para celebrar”, finaliza.

Quatro décadas de história

Neste ano, o Brasilturis Jornal, publicação pertencente à Editora Via desde 2016, comemora seu 40º aniversário. Para celebrar a data, homenageia 40 profissionais, com mais de 40 anos de atividades em Turismo, divulgando suas histórias, experiências, dificuldades e conquistas. A cada semana estreia um novo episódio, todos estão disponíveis na Web TV do portal Brasilturis.

Deixe uma resposta