Terra Madre lança novos pratos

Por: Caio Salles

O restaurante Terra Madre conta com novidades em seu cardápio. Já podem ser saboreados no menu da casa oito novos pratos criados pelo chef Simone Brunelli. O chef italiano assumiu a cozinha do Terra Madre há três meses, após inicialmente ter vindo para uma consultoria, iniciado em janeiro. Com trabalhos realizados na Europa e Austrália, ele traz no currículo passagem por cozinhas cultuadas, como a do restaurante Azurmendi com três estrelas no Guia Michelin. Anteriormente já havia atuado no Brasil no Fasano.

 

Brunelli conta que os novos pratos ressaltam origem italiana, mas com abertura para algumas novas abordagens. “Recordo do passado e olho para a tradição para elaborar pratos novos, propor coisas diferentes”, resume. “Quando crio uma receita, busco algo que me toque, e que isso possa causar uma ótima experiência em quem prova”.

 

As criações já partem na seleção de entradas. Uma delas é o Carpaccio de polvo com azeitona preta e batata. A batata é preparada com toques de açafrão e leva ainda molho de azeitonas pretas. Outra opção é o Bacalhau com polenta e cogumelos. Trata-se de um brandade de bacalhau cozido, com receita que traz uma leve influência da tradição espanhola.

 

Já nos principais, o lado mais clássico da cozinha da Itália vem com o Risoto de abóbora, cogumelos e codorna grelhada.”Parti da ideia de homenagear um risoto tradicional”, conta Brunelli. “A codorna vem cortada em dois pedaços e o molho de cogumelos é valorizado.”

 

As massas marcam presença com estilo. O Spaghetto di grano duro Alla carbonara é uma versão que destaca a pancetta, ao passo que o Agnolotti de ricota com ragú de coelho com ervas finas e olive taggiasche traz massa fresca com o ragú de coelho, também marcado por um caldo e as azeitonas pretas do sul da Itália.

 

Frutos do mar também integram o rol de novidades. O Spaghetto di grano duro com vongole, pomodorini e bottarga apresenta a massa na tradição italiana e tem como destaque ainda as ovas de tainha raladas, entrando já na finalização.

 

Tão apreciado no mundo todo, o Bacalhau estrela outro prato principal. Bacalhau confit com arroz negro, salsa de tomate e mussarela, que valoriza o ingrediente como destaque absoluto. “A peça, sempre muito bem escolhida, é cozida lentamente à baixa temperatura”.

 

Para fãs de carnes, a safra de novidades se completa com mais uma receita que o chef resgata do interior italiano: Carré de cordeiro com gnocchi alla romana e molho de cogumelos. “Este corte nobre do cordeiro casa muito bem com o nhoque puxado na manteiga, parmesão, cebolinha e noz moscada”, concluiu o chef.

 

 

 

CS

Deixe uma resposta