Tian comemora o Dia da Cultura

Por: Antonia de Toledo

O chef Fernando de Souza, do restaurante Tian, conhecido por preparar pratos asiáticos com toques contemporâneos, criou um prato especial para o Dia da Cultura, celebrado no Japão no dia 3 de novembro: o peixe ao molho de champagne e missô, decorado com a raiz de flor de lótus.

 

 

O tempero principal é o missô, a pasta de soja fermentada, uma das bases da culinária japonesa, e que está sendo utilizado com mais versatilidade na gastronomia. “É um prato clássico da cozinha japonesa, que utiliza peixe e missô em várias receitas”, afirma o chef.

 

 

O prato do Tian ainda leva outros ingredientes: a cebolinha verde, o saquê Mirin  e a champagne usadas no tempero. O toque final fica por conta da raiz de lótus (renkon), planta aquática nativa da Ásia que foi trazida pelos imigrantes japoneses ao Brasil e também está associada à longevidade.

 

 

Bunka-no-hi, ou Dia da Cultura, é um feriado nacional japonês comemorado em 3 de novembro. O feriado existe desde 1946 e acredita-se que o objetivo era celebrar o Imperador Meiji, responsável pela abertura dos portos ao Ocidente no final do século 19. Atualmente, o objetivo do feriado é promover a cultura e as artes japonesas. As ruas são tomadas por muitas festividades nesse dia.

 

 

 

Informações: tel. (11) 2389-9399.

 

 

 

AT

Deixe uma resposta