Tiradentes, em Minas Gerais. Atrações, passeios de trem e de carro

0

Por: Antonio Euryco

A cidade mineira a 480 km. de São Paulo e 380 km do Rio de Janeiro, conhecida internacionalmente pelo seu rico acervo histórico nas ruas calçadas com pedras pés-de-moleque, tem  atrações diversas. Gastronomia, artesanato e passeios, e muitos, muitos passeios.

 

Um jeito diferente de ver tantas atrações, voltando aos tempos de antigamente, é através do passeio noturno pelo centro histórico a bordo de uma jardineira Chevrolet 1935. O motorista, vestido a caráter, durante os 80 minutos do passeio conta, de uma forma bem descontraída, histórias, lendas e “causos” locais. As ruas desertas, com os lampiões acesos nas fachadas dos casarios preservados, é um cenário inesquecível.

 

Outro  muito procurado pelos turistas e visitantes é com o trem que faz a ligação com São João D’El Rei  e tem o famoso movimento da rotunda  (a virada da Maria Fumaça).

 

Na gastronomia, seis restaurantes estrelados formam um cardápio versátil e dos mais apreciados, enquanto no  artesanato, lojas de  antiguidade e de móveis estão por toda a cidade,  embora a rua Direita e a rua da Câmara merecem uma caminhada mais tranquila, com bastante tempo para apreciar os ateliês e suas obras elaboradas em diversos materiais, como madeira, ferro, papel machê e estanho.

 

O vilarejo de Bichinho, a apenas 6 km do centro de Tiradentes, é uma boa dica para quem procura artesanato de qualidade e com ótimos preços. Repleto de oficinas, o vilarejo se transformou em um verdadeiro polo de artesanato mineiro. Luminárias, quadros, móveis, santos de madeira, mantas de tecido podem ser comprados diretamente com os artesãos.

 

Tiradentes, como não poderia deixar de ser, possui muitas atrações históricas que merecem uma visita, como a Igreja Matriz de Santo Antônio, a segunda mais rica do Brasil com 482 quilos de ouro, o Chafariz São José, a Capela do Rosário, o Museu Padre Toledo. Na cidade não faltam também as boas opções de hospedagem de vários estilos e preços.

 

O grupo Tiradentes Mais, formado por empresários de vários segmentos é quem promove e relaciona as pousadas mais charmosas e aconchegantes, além de restaurantes e lojas. Para escolher onde se hospedar e saber mais sobre Tiradentes, acesse o link:  www.facebook.com/TiradentesMais e https://twitter.com/#!/TiradentesMais

 

AE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here