Tiradentes, histórica cidade de Minas, cria grupo para divulgação.

0

Por: Antonio Euryco

Cerca de 20 empresários, que atuam em Tiradentes nos setores de hotelaria, gastronomia, indústria de móveis e artesanato, criaram o grupo Tiradentes Mais com o objetivo de divulgar a cidade mineira, que  tem entre seus atrativos, um dos acervos históricos mais preservados do Brasil.

 

Várias ações conjuntas, como descontos para quem se hospedar ou frequentar restaurantes e lojas estão sendo planejadas para este ano.

 

Ted Dirickson, do Hotel Solar da Ponte, um dos participantes do Tiradentes Mais, explica que o grupo  tem o propósito de atuar, como uma força tarefa empresarial e independente, na promoção da cidade como  destino turístico. Totalmente financiado pela iniciativa privada, com capital próprio rateado entre os 20 empresários, este é um movimento pioneiro que pretende agir da soma de recursos individuais para um melhor resultado coletivo.”

 

Nesta primeira fase de implementação, profissionais e empresas de publicidade foram contratados para criar a identidade visual do grupo, dentro de um plano estratégico de marketing.  O grupo já está nas redes sociais com o facebook e twitter. O site Tiradentes Mais entrará no ar no próximo mês.

 

Pousadas/Hotéis – Hotel Solar da Ponte (www.solardaponte.com.br), Pousada Pequena Tiradentes (www.pequenatiradentes.com.br), Calçada São José Pouso Campestre (www.pousocampestre.com.br), Pousada dos Inconfidentes (www.pousadadosinconfidentes.com.br), Pousada Don Quixote (www.pousadadonquixote.com.br), Pouso de Bartolomeo (www.pousodebartolomeo.com.br), Pousada Oratório (www.pousadaoratorio.com.br), Pousada Neuza Barbosa (www.pousadaneuzabarbosa.com.br), Lis Bleu Pousada (www.lisbleu.com.br), Pousada Mãe D´Àgua (www.pousadamaedagua.com.br), Pousada Óleo de Guignard (www.oleodeguignard.com) e Pousada Villa Paolucci (www.villapaolucci.com.br).

 

Restaurantes – Santíssima Gula (www.santissimagula.com.br), Templário e Estalagem do Sabor.

Lojas – Armazém du Arquiteto (www.armazemduarquiteto.com.br), Graziela Guimarães Loja (www.grazielaguimaraes.com.br), Francisco Rodriguez Antiguidades (www.franciscorodriguez.com.br), Coliseu e Empório Patrícia Barbosa (www.emporiopatriciabarbosa.com.br).

 

Tiradentes foi fundada em 1718, com o nome de Vila de São José. Aos pés de exuberante serra, a cidade, com ruas de calçamento de pedras, igrejas barrocas e casario colonial, tem convite aberto para uma volta ao tempo.  Depois de prosperar bastante com a mineração e comércio de ouro e prata, durante os séculos 18 e 19, entrou em declínio e ficou praticamente esquecida durante  vários anos, sendo novamente “descoberta” por artistas, intelectuais e empresários na década de 1970. Neste período iniciou-se a recuperação de todo o acervo arquitetônico e histórico da cidade. Hoje, cerca de 90% da economia da cidade é movimentada pela indústria do turismo.

 

Tiradentes possui  uma boa oferta de hospedagem com dezenas de pousadas aconchegantes e requintadas que atraem turistas do mundo inteiro, além de uma gastronomia de primeira. Apesar de pequena, possui seis restaurantes estrelados. O Festival de Gastronomia, que ocorre em agosto, é concorridíssimo.

 

A cidade possui inúmeras atrações como a APA (Área de Preservação Ambiental) da Serra de São José, com trilhas que podem ser feitas a pé ou a cavalo, o passeio de trem Maria-Fumaça, que liga Tiradentes a São João del Rei, igrejas e monumentos muito bem conservados que contam a história do País, concertos musicais regulares no raríssimo órgão recém-restaurado da Matriz de Santo Antônio,  o artesanato local, com verdadeiras obras de arte e inúmeras lojas de móveis e decoração. Tiradentes está localizada a 480 Km de São Paulo, 340 km do Rio de Janeiro e a 180 km de Belo Horizonte.

 

AE

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here