Toyota lança oficialmente o Etios no Brasil

Por: Marcelo Alexandre

Depois de um grande trabalho de pré-apresentação do novo carro, a Toyota lançou oficialmente seu primeiro carro compacto no mercado brasileiro. O Etios, que chega em duas carrocerias (hatch-back e sedan), vem para brigar no segmento mais disputado do mercado, o dos populares. E para isso, a Toyota busca uma estratégia totalmente baseada na relação custo-benefício para emplacar o seu novo produto, que terá uma produção inicial estimada em 70 mil veículos por ano.

Fabricado no Brasil, no município de Sorocaba-SP, o Etios também inaugurou a a terceira planta da Toyota no Brasil. A nova fábrica foi fruto de investimento de U$ 600 milhões e esta gerando 1.500 empregos diretos. Junto com o Etios, a Toyota fez o anncio o anúncio da ampliação dos investimentos da Toyota no Brasil, com a decisão de construir uma nova fábrica de motores, na cidade de Porto Feliz (SP). Essa nova fábrica de motores produzirá motores de 1.3L e 1.5L para o Etios e motores 1.8L e 2.0L para o Corolla. O início das operações está programado para o segundo semestre de 2015, com uma capacidade anual prevista de cerca de 200 mil unidades.

Segundo a Toyota, o novo carro traz como itens principais a qualidade, confiabilidade e durabilidade, e foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. O modelo tem como objetivo competir no segmento de carros compactos, o maior do Brasil em volume de vendas, com aproximadamente 65% de participação no mercado interno. Ainda segundo a marca, seus principais concorrentes diretos são na versão hatch-back: Volkswagen Gol, Fiat Palio, Nissan March. E na versão sedan, o Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena e Chevrolet Cobalt. Ainda que a marca não fale diretamente em outros concorrentes, esse segmento engloba uma enorme gama de carros com motores entre 1,0 litro e 1,6 litro.

E ao que parece, o Etios busca seguir a receita de sucesso praticada, pela Renault, com o Logan e o Sandero, onde o foco principal esta justamente no custo-benefício. O novo carro compacto da Toyota teve o nome inspirado na palavra grega Ethos, que significa “Essência Original” e chegará às concessionárias no dia 28 de setembro.

Estilo

Segundo a Toyota, o novo carro foi desenvolvido sob o conceito “simplicidade arrojada”. É fato que o Etios é bastante diferente de todos os seus concorrentes na questão do estilo. O novo visual divide opiniões. Existem aqueles que gostam, e aqueles que não goste do novo visual. Entretanto, é fato que o novo carro não traz o visual arrojado, presente na atual geração do Corolla ou no RAV4. Ainda sim, a fábrica afirma que a dianteira traz a combinação do design curvo da grade e da abertura do para-choque, observada em modelos como o Corolla.

As rodas podem ser de liga-leve de 12 raios com 15 polegadas, ou com calotas integrais de 7 raios com 14 polegadas. Segundo a fábrica, o objetivo estilístico foi um design atemporal clássico, que combinasse dinamismo com acabamento de alta qualidade.

O design das grandes lanternas traseiras tridimensionais, nos dois tipos de carroceria, inclui uma parte transparente e vem com um realmente inédito, complementado pelo brake-light em LED.

Interior

Uma das principais qualidades do novo carro é o fato de ter sido pensado para acomodar o motorista e passageiros de forma harmônica e agradável. O amplo painel de instrumentos traz os medidores localizados no centro do painel, em formato de onda. Ele permite que todos no carro acompanhem a velocidade e rotação do motor.

De acordo com a versão, o acabamento muda no interior. De forma geral, o Etios se mostra um carro bem construído, com acabamento de qualidade, quando comparado aos concorrentes diretos. As versões topo de linha trazem detalhes cromados e dupla tonalidade de cores do painel. A alavanca da transmissão em couro e o volante com design diferenciado, também na versão Etios XLS são alguns dos destaques. Para o tecido dos bancos, vários padrões geométricos foram aplicados. O tecido da versão Etios XLS é enfatizado por um padrão tridimensional. O interior conta ainda com 17 porta-objetos, porta-luvas com capacidade para 13 litros e climatizado e tomada 12v.

Espaço interno

O espaço interno é, sem dúvida, um de seus pontos fortes. As caixas de roda e o assoalho traseiro semi-plano contribuem para o amplo espaço interno, permitindo que 3 passageiros adultos se acomodem confortavelmente no banco traseiro, tanto no hatchback quanto no sedan.

Os trilhos dos bancos dianteiros são bem espaçados entre si e os encostos dos bancos dianteiros são mais finos, possibilitando um amplo espaço para as pernas dos passageiros que viajam no banco traseiro. O aproveitamento de espaço foi extremo, a ponto de colocar o macaco do carro, sob o banco do motorista.

O Etios também possui um dos maiores porta-malas de sua categoria. O sedan tem capacidade para 562 litros e o hatchback comporta 270 litros. Esses volumes são possíveis pois é fato que o Etios, em ambas as carrocerias são os mais longos da categoria.

Segurança

Esse é outro ponto que foi bastante destacado pelo fabricante no lançamento. Assim, a carroceria do Etios foi concebida nos mais rígidos padrões de qualidade. Exceto na versão de entrada do hatchback, o Etios sairá de fábrica já equipado com freios ABS (com EDB) e airbag de série (este item presente inclusive na versão hatchback de entrada).

O Etios conta ainda com estrutura absorvedora de impactos. Ou seja, em caso de colisão frontal, a energia absorvida da carroceria é dissipada por toda a estrutura contribuindo para uma significativa redução de choques no interior do habitáculo. Além disso, a coluna da direção também possui um sistema de absorção de impacto. Dessa forma, o veículo recebeu 4 estrelas pelo Latin Euro n Cap, figurando como um dos mais seguros em sua categoria, segundo a montadora.

Motores e desempenho

O Toyota Etios terá dois motores, ambos 16 válvulas. A versão hatchback será equipada com propulsores de 1,3 e 1,5 litro sempre Flex Fuel. Já o sedan virá exclusivamente com o motor 1.5 litro. Uma grande sacada da marca foi o posicionamento dado aos seus carros. A versão de entrada 1,3 litro vai concorrer com modelos equipados com motores 1,0 litro em sua grande maioria. E mesmo quando comparado a motores de 1,4 litro, o motor do Etios nada deixa a desejar no quesito potência. Já no 1,5 litro, o foco foi a eficiência dinâmica, naquilo que diz respeito ao consumo, em relação aos concorrentes equipados com motores 1,6 litro.

O motor 1,3 litro chega à 84 cavalos de potência (a 5.600 rpm) e tem torque máximo de 11,9 kgfm (a 3.100 rpm) com gasolina.Com etanol sobe para 90 cavalos de potência (a 5.600 rpm) e 12,8 kgfm de torque (a 3.100 rpm).

Já o 1.5 litros, com gasolina tem 92 cavalos de potência (a 5.600 rpm) e 13,9 kgfm de torque (a 3.100 rpm). Com etanol sobe para 96 cavalos (a 5.600 rpm) e 13,9 kgfm de torque (a 3.100 rpm).

Ambos os motores estão sempre associados a um câmbio manual de 5 marchas. Não existe a opção de câmbio robotizado ou automático, como presente na maioria dos concorrentes diretos. E a Toyota não deu qualquer informação sobre a possibilidade do Etios trazer esse recurso no futuro.

Com esse conjunto, a melhor aceleração de 0-100km/h do motor 1,3 litro na carroceria hatch-back, acontece em 11,8 segundos (etanol). E no motor 1,5 litro são apenas 11,1 segundos também com etanol. Já no sedan a melhor aceleração é de 11,3 segundos, também com etanol.

Ainda que a performance não seja impressionante, o Etios traz como principal vantagem no que se refere a desempenho, o baixo consumo de combustível, mesmo quando comparado a concorrentes que utilizam motores menores. Segundo o novo processo de etiquetagem do INMETRO, ambos modelos do Etios foram classificados com a etiqueta A, que informa maior eficiência. O tanque conta com capacidade de 45 litros de combustível.

Segundo os dados informados pela montadora, a versão hatch 1.3 tem consumo urbano de 8,5km/l(álcool) e 12,5km/l(gasolina), e rodoviário de 9km/l(A) e 13km/l(G). O hatch 1.5 consme no ciclo urbano 8,5km/l(A) e 12,4km/l(G), e no clico rodoviário 8,9km/l(A) e 13,4km/l(G). Por fim, o sedan 1.5 faz no uso urbano 8,4km/l(A) e 11,9km/l(G) e, na estrada, 9,3km/l(A) e 14km/l(G).  

Versões, preços e cores

O Etios hatchback será comercializado em quatro versões denominadas Etios, Etios X (com ar-condicionado opcional), Etios XS e Etios XLS. Na versão de entrada, o modelo traz motor 1.3 litro e vem equipado apenas com airbags frontais por R$ 30 mil. Na versão Etios X (R$ 33,5 mil), o Etios acrescenta coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB, desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen. A versão também pode ser adquirida com ar condicionado, como item opcional subindo para R$ 36,2 mil. Já o modelo Etios XS (R$ 38,8 mil) acrescenta ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, além de vidros e travas elétricas nas quatro portas.

Já a versão Etios XLS (R$ 42,8 mil) é a única versão do hatch equipada com motor 1.5 litro e inclui de série faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.

O Etios sedan será comercializado em três versões, todas elas sempre com motor 1,5 litro, denominadas Etios X  por R$ 36,2 mil (com ar-condicionado como opcional sobe para R$ 38,9 mil), Etios XS por R$ 41,5 mil e o Etios XLS por R$ 44,7 mil.

Desde a versão de entrada, o modelo já conta com itens coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta visual de não afivelamento do cinto, barra de proteção nas 4 portas e desembaçador do vidro traseiro.

Assim, como no hatchback, a versão Etios XS conta ainda com maçanetas e retrovisores na cor do veículo, ar condicionado, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricas.

A versão topo de linha (Etios XLS) vem ainda com faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçanetas na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.

O Etios será comercializado em sete cores, sendo elas: branco, preto, cinza, azul e prata, tanto para o sedan, como o hatchback. O verde e o vermelho estão disponíveis somente no hatchback.

A Toyota ainda informa que o Etios é o carro com um dos menores custos de manutenção do mercado. O proprietário do carro vai gastar apenas R$ 1.635, em revisões de fábriaca, até 60 mil KM. Outro ponto positivo do modelo, é a garantia total de 3 anos.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Curtir isso:

Deixe uma resposta