Trade alagoano discute ações de marketing e infraestrutura

Por: Camila Oliveira

 

Representantes da ABIH-AL, Setur e Semptur se reuniram no dia 8, para fazer um balanço das ações dos últimos meses e discutir as futuras. Um dos pontos mais debatidos durante o encontro foi a malha aérea de Maceió. A secretária de turismo de Alagoas, Danielle Novis apresentou alguns dados sobre o crescimento na oferta da rede hoteleira, principalmente na capital, em contraponto com a demanda de voos. Nos últimos três anos houve um crescimento de 50% de leitos na capital alagoana, enquanto os a oferta de assentos subiu 37%.

 

Segundo Danielle, a equipe da Setur vem trabalhando na questão da malha aérea. “Tivemos reuniões com companhias aéreas e operadoras, no fim de julho em São Paulo, para mostrar o que está sendo feito por nós, em parceria com o trade alagoano. Os números mostram nosso crescimento e nosso potencial de desenvolver ainda mais o turismo”, destaca.

 

A novidade é que a partir de novembro Maceió receberá dois voos diários da companhia aérea Avianca, vindos do Rio de Janeiro e Brasília. A operação ainda será lançada pela companhia, que adiou o início (que seria em setembro), por questões burocráticas. De acordo com o presidente da ABIH-AL, Glenio Cedrim, esses voos são muito importantes também como conexões para outros mercados, como Campo Grande e Goiânia, onde o destino Alagoas tem se destacado.

 

“Alagoas cresceu muito nos últimos anos, mas tem muito mais para crescer. O aeroporto de Maceió, que hoje recebe cerca de 1,5 milhão de passageiros por ano tem condições de triplicar esse número. Isso faz com que trabalhemos ainda mais em parceria com as secretarias municipal e estadual de Turismo com estratégias de divulgação em diversos mercados”, ressalta Cedrim.

 

Réveillon e Copa

 

No segundo semestre, a hotelaria alagoana e as secretarias de turismo começam a divulgar o destino para o réveillon. A ideia é destacar Maceió como a capital do réveillon, que já vem ganhando grande espaço no Nordeste, com a organização de mega festas. Este ano, as maiores festas da cidade, Absoluto e Celebration, confirmaram atrações de peso: Ivete Sangalo e Asa de Águia. Outros eventos também fazem parte do calendário de final de ano, como a abertura do verão e prévias da virada do ano novo. O grupo de empresários de festas se uniu e está recebendo o apoio da Setur-AL, Semptur, ABIH-AL e Maceió Convention Bureau.

 

As atenções do trade também estão voltadas para a preparação de Maceió para a Copa de 2014, após a confirmação da cidade como possível base de treinamento na lista oficial divulgada pela Fifa, no início de agosto. De acordo com a secretária Danielle Novis, o governo de Alagoas está dando todo o suporte para as visitas de seleções. Até o fim deste ano, cerca de 20 equipes visitarão a cidade.

 

Segundo o diretor do Radisson Maceió, Eduardo Brandão, hotel selecionado para receber alguma seleção na Copa, essa é uma oportunidade única que o destino tem de mostrar seus atrativos para o mundo. “O fluxo de turistas em todo o estado será enorme, e estamos nos preparando para receber da melhor maneira possível”.

 

Sobre o assunto, Cedrim destacou a importância do trade participar das ações relacionadas à preparação do destino para 2014. “Receberemos um evento muito interessante para troca de informações com profissionais experientes, no final de agosto. O Fiptur, que será realizado em Maceió, trará palestras e debates sobre a preparação do destino para o megaevento”, explica o presidente da entidade.

 

CO

 

Deixe uma resposta