‘Transparency in Payments’ promete mais controle nas vendas de bilhetes aéreos gerados por agências de viagens

0

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou que o sistema Transparency in Payments (TIP) foi implementado nos mercados da Finlândia, Noruega e Suécia. O TIP, que está sendo introduzido com o NewGen ISS, é uma iniciativa do setor para fornecer às companhias aéreas mais transparência e controle de suas vendas geradas no canal de agências de viagens. Além disso, permitirá que os agentes de viagens utilizem novas formas de pagamento para a remessa de fundos de clientes.

“O cenário atual para os serviços de pagamento mudou consideravelmente, e novos players e soluções de pagamento estão surgindo, oferecendo aos agentes de viagens mais opções para remessa de fundos de clientes para as companhias aéreas. Porém, até agora, as companhias aéreas não tinham visibilidade desses métodos de pagamento mais recentes. O TIP eliminará esse problema, criando novas oportunidades para as companhias aéreas e agentes de viagens”, disse Aleks Popovich, Vice-Presidente Sênior de Serviços Financeiros e de Distribuição da IATA.

Nenhuma forma de remessa é proibida pelo TIP, mas os agentes de viagens só podem usar os formulários autorizados pela companhia aérea. É importante ressaltar que, se uma companhia aérea autorizar, o TIP permitirá que os agentes de viagens usem seus próprios cartões de crédito. A IATA tem trabalhado em estreita colaboração com os principais grupos interessados do setor no desenvolvimento do TIP para garantir que o sistema forneça:

  • Maior transparência e controle para cada player.
  • Estrutura e ferramentas eficientes para permitir que agentes e companhias aéreas concordem bilateralmente sobre o uso de Métodos Alternativos de Transferência, como cartões de crédito do próprio agente e números de contas virtuais (VANs) do agente, para remessa direta do departamento de vendas Billing and Settlement Plan (BSP) da agência para s companhias aéreas.
  • Um conjunto de resoluções mais adaptado às condições das regulamentações e do mercado.

No TIP, os fornecedores de Métodos Alternativos de Transferência que quiserem participar das remessas diretas da agência para as companhias aéreas referentes às vendas BSP devem se inscrever na IATA e fornecer informações relevantes sobre seus produtos de pagamento. Os agentes e as companhias aéreas terão acesso controlado a essas informações, somente quando necessário. “Esperamos trabalhar com fornecedores de Métodos Alternativos de Transferência, como a AirPlus International e a Edenred Corporate Payment, que são possuem os mesmos princípios do TIP. Acreditamos que outros provedores inscreverão seus produtos no sistema TIP assim que seu ambiente técnico estiver pronto, para aumentar a transparência no ecossistema de companhias aéreas e agências”, disse Popovich.

Nas próximas semanas, o sistema TIP será implementado na Islândia e na Dinamarca (9 de maio), no Canadá (16 de maio) e em Cingapura (23 de maio), com a conclusão em todos os mercados do BSP prevista para o 1º trimestre de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here