No primeiro semestre de 2022, os principais aeroportos baianos tiveram um movimento de passageiros 58% maior que o registrado no mesmo período de 2021. Os meses com melhores resultados, neste ano, foram março (109,5%) e abril (144,8%). Salvador e Porto Seguro aparecem como os principais destinos responsáveis pelo crescimento na demanda. Os números integram o relatório dos índices de desempenho das atividades turísticas na Bahia, elaborado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

O levantamento mostra que houve aumento de 110,9% no fluxo de passageiros na rodoviária de Salvador, comparando os seis primeiros meses de 2021 e 2022. Na mesma análise dos períodos, o uso do sistema ferry-boat teve incremento de 44%, enquanto a travessia Salvador-Morro de São Paulo cresceu 55,2%. Já a ocupação hoteleira, levando em conta apenas os números da capital, aumentou 21,3%.

O desempenho foi positivo também nos três postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), mantidos pela secretaria em Salvador (aeroporto, rodoviária e Pelourinho). De janeiro a junho de 2022, 3.775 pessoas foram atendidas nas unidades, um aumento de mais de 150%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Esses números são o resultado do esforço do Governo do Estado na retomada, com ações de biossegurança, capacitação, qualificação, infraestrutura e promoção, que contribuíram para que a Bahia alcançasse a segunda posição em receita no turismo, perdendo apenas para São Paulo, além de dividir a liderança entre os destinos mais procurados pelos brasileiros. No período, o setor gerou mais de 16 mil empregos em território baiano”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.


Leia também: Anantara Hotels inaugura primeiro hotel da América do Sul