Turismo de SC cresce 6,7% em 2017 e abre mais de mil novas vagas de emprego

0
Florianópolis

O turismo de Santa Catarina cresceu 6,7% em 2017 e abriu mais de mil novas vagas de emprego no período. Os dados de crescimento são da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e referem-se à evolução do volume de vendas do setor em relação aos 12 meses de 2016. O desempenho foi o terceiro melhor do país, atrás apenas de Goiás (11,1%) e de Pernambuco (8,2%). No mesmo período, o segmento no Brasil encolheu 6,5%.

O bom resultado do setor impactou positivamente na geração de oportunidades de emprego no Estado. De acordo com o estudo Empregabilidade no Turismo, produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), enquanto no Brasil o segmento turístico fechou em torno de 12,7 mil vagas, Santa Catarina foi o 4º Estado na geração de oportunidades em comparação a 2016, ofertando 1.092 novos postos de trabalho. SC ficou atrás apenas de São Paulo (7.481 vagas criadas), Goiás (1.864) e Paraná (1.301). Entre 2016 e 2015, Santa Catarina havia apresentando salto negativo, cortando 803 empregos.
O crescimento do turismo catarinense foi influenciado especialmente pelos últimos meses do ano, quando apresentou uma melhora consecutiva nas vendas. Na comparação com o mesmo período de 2016, segundo os dados do IBGE, a alta em setembro foi de 7,2%; em outubro, de 1,4%; em novembro, 5,4% e em dezembro, 19% – mês em que o Estado registrou o melhor resultado no país. Atrás apareceram Pernambuco (16,5%) e Ceará (12%). Na ponta de baixo, as duas maiores quedas entre os dezembros foram do Distrito Federal (-16,2%) e Rio de Janeiro (-15,5%). A média nacional no período ficou em -6,3%.

“Esse dados comprovam o bom momento que vive o turismo em Santa Catarina, que, hoje, inclusive, já responde por 13% da movimentação econômica do Estado. E, se terminamos muito bem o ano passado, também estamos começando muito bem este 2018”, observou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. Somente os dois principais aeroportos catarinenses, o de Florianópolis e o de Navegantes, ambos internacionais, movimentaram 603,7 mil passageiros em janeiro, uma diferença de 95 mil passageiros – 17,7% a mais – em relação ao mesmo período de 2017.

“No mês passado, mais uma vez, o turismo alavancou a arrecadação do Estado, que chegou a patamares poucas vezes visto. Em relação a janeiro de 2017, a receita cresceu 10,9%, boa parte gerada pelo movimento turístico em Santa Catarina. Porque os turistas consomem energia, comunicação, combustível, vão ao supermercados e fazem a economia girar a economia”, comentou Pavan. “Também as prefeituras e os empreendedores estão vendo a importância do turismo como importante agente gerador de emprego e renda. No ano passado tivemos a campanha ‘O Sul É Meu Destino’, realizamos um intenso trabalho com o trade turístico, além de capacitações, meetings de discussão e outros eventos que profissionalizam e preparam ainda mais os gestores para apostarem no turismo como importante fator de movimentação da economia. Assim os resultados vão aparecendo”, acrescentou Pavan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here