Turismo do Peru promoverá festa temática em São Paulo para divulgar celebração de Inti Raymi

Por: Caio Salles

Considerada uma das mais populares atrações culturais e históricas do Peru, o Inti Raymi (Festa do Sol, traduzida do quéchua) foi uma cerimônia inca na qual os sacerdotes e os povos da civilização Inca faziam homenagens ao Inti, o Deus Sol, como agradecimento pelas colheitas que chegavam ao fim e para pedir que a terra fecundasse novamente e continuasse servindo aos filhos do Império Inca (Tawantinsuyu, em quéchua) nas próximas colheitas. A celebração marca o Solstício de Inverno nos Andes (quando, no Hemisfério Sul, o astro encontra-se mais distante do eixo da Terra) e, antigamente, representava para os incas o que para nós hoje é o Ano Novo. Nos tempos atuais, a Festa do Sol é realizada na cidade de Cusco e no sítio arqueológico Sacsayhuamán (a dois quilômetros de Cusco), no Peru, no dia 24 de junho.

 

A cidade de Cusco se enche de cores, sons e magia nesta época do ano, por conta dos preparativos para a grande celebração. As ruas e praças ficam tomadas de turistas, moradores, visitantes, arqueólogos e historiadores, além das pessoas que interpretam a cerimônia, em uma espécie de teatro a céu aberto. Com isso, vários sítios arqueológicos da região também se enchem de vida. Sem dúvida, trata-se de uma grande mostra pela preservação e proteção de uma das mais belas festividades do Peru. 

 

Realizada pela Empresa Municipal de Festejos de Cusco, a Festa do Sol faz parte de um calendário de celebrações que acontecem na região durante os meses de maio, junho e julho. Entretanto, o ponto alto dos Festejos de Cusco é o Inti Raymi, que foi declarado pela Prefeitura de Cusco como Patrimônio Cultural da Nação e Ato Oficial e Principal Cerimônia Ritual de Identidade Nacional. Aproximadamente 40 mil pessoas deverão acompanhar a celebração do Inti Raymi, no dia 24 de junho. Entretanto, o turismo em toda a região é impactado durante todo o mês. Para junho deste ano são esperadas 200 mil pessoas, entre turistas peruanos e estrangeiros, em Cusco, por conta da data.

 

Para divulgar esta grande celebração que é o Inti Raymi e promover o turismo do Peru no Brasil, uma grande festa temática será realizada nesta quinta-feira, dia 25 , a partir das 20h, na casa noturna Rey Castro, em São Paulo. Realizada em parceria entre o Escritório Comercial do Peru no Brasil e o Rey Castro, a Festa Inti Raymi contará com atrações e iguarias culinárias peruanas. Além disso, as melhores caracterizações entre os convidados ganharão uma viagem ao Peru, com o apoio da operadora Turismo Consciente, a companhia aérea Avianca e a rede peruana de Hotéis Aranwa.

 

 

CS

Deixe uma resposta