Turismo gera empregos em SP pelo 2º mês consecutivo em novembro

O turismo gerou mais de 750 vagas de emprego formal em São Paulo no mês de novembro
O turismo gerou mais de 750 vagas de emprego formal em São Paulo no mês de novembro

O turismo gerou empregos em São Paulo pelo 2º mês consecutivo em novembro. Segundo a FecomércioSP, foram abertas 794 vagas celetistas e o setor encerrou o mês com 278.247 empregos formais no estado. Portanto, o maior patamar desde outubro de 2016.

Os índices apresentados pela entidade representam aumento de 0,3% em relação a outubro de 2018. No acumulado de 12 meses, 2.222 empregos com carteira assinada foram gerados.

De acordo com a FecomércioSP, no mês, o bom desempenho foi puxado pelos grupos de alimentação, com 288 vínculos; hospedagem, com 255 empregos; e transportes, com 106 vagas.

Confira detalhes na tabela:

Nos 11 meses do ano, 2.410 vagas foram abertas, puxadas pelos grupos de transportes (1.019 vínculos) – mais especificamente pela locação de automóveis sem condutor (1.181 vínculos), e pelas agências e operadoras (598 vínculos).

Das sete atividades analisadas, duas sofreram quedas no número total de empregos formais em comparação com novembro do ano passado: comércio direcionado (-0,9%) e cultura e lazer (-0,1%).

No entanto, os segmentos de agências e operadores (1,8%) e hospedagem (1,2%) apontaram as maiores variações na mesma base de comparação.

Para a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, os números são positivos para o período. Porém, a executiva atentou para o Carnaval deste ano.

“Observamos um movimento vinculado à alta temporada e ao período de férias escolares. No entanto, teremos o Carnaval 2019 como um momento da inflexão entre lazer e negócios. Esperamos que o otimismo permaneça e se converta em mais vagas”, afirmou.

Leia mais sobre Dados.

Deixe uma resposta