Turismo gera receita equivalente a outros setores

Por: Priscila Ferraz

Dados divulgados pelo Banco Central mostram que o Brasil recebeu US$ 5,6 bilhões em sua economia este ano, no período de janeiro a outubro de 2013, por meio do turismo. O número representa um recorde histórico para o período e, convertido em moeda nacional, significa uma receita de R$ 11,8 bilhões ao país.

 

Os dados da pauta de exportações brasileira mostram que a receita gerada pelo setor de turismo no país foi superior à receita de exportações de diversos setores, como o de automóveis, e semelhante ao valor das exportações do setor de papéis e celulose.

 

O presidente da Embratur, Flávio Dino, destaca que esses números são o reflexo direto na economia brasileira do aumento da entrada de turistas. Este ano, o país bateu a marca histórica de seis milhões de estrangeiros. “O turismo vem crescendo e continuará expandindo seu espaço na economia brasileira. Trata-se de um segmento que tem tudo para ser um dos mais dinâmicos de nossa economia nos próximos anos, pelo uso intensivo de mão de obra, ambiente amigável a novos empreendimentos e sua produção ambientalmente limpa”, afirmou Dino. Atualmente, o turismo movimenta cerca de 3,6% do PIB brasileiro e emprega cerca de 10 milhões de trabalhadores por ano.

 

Movimentação econômica

 

O próximo ano deve marcar novo recorde na entrada de divisas. Um estudo desenvolvido pela assessoria técnica da presidência da Embratur mostra que, considerando apenas o dinheiro gasto por turistas brasileiros e estrangeiros durante os 30 dias de jogos da Copa do Mundo, a economia brasileira já terá retorno de todos os investimentos públicos feitos para garantir a realização do evento.

 

 

PF

Deixe uma resposta