Turismo LGBT estreia no portal Brasilturis

0

Coluna assinada por Clovis Casemiro trará dicas de destinos, hotelaria e passeios voltados a lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros

Novidade é o que não falta por aqui! Iniciamos 2017 com reforço na equipe de colunistas para trazer informações valiosas e exclusivas para nossos leitores. Hoje, é dia de dar boas-vindas a Clovis Casemiro, diretor para o Brasil da Associação Internacional de Turismo LGBT (IGLTA). A ideia da parceria é atualizar os profissionais de turismo em relação a dicas de destinos, rede hoteleira e programas voltados a lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.

“Estou muito orgulhoso em aceitar o convite feito pelo Brasilturis, publicação que respeito por trazer, há anos, as principais informações de nossa indústria e por ter compromisso com o jornalismo de qualidade. Com a união, podemos trazer aos leitores dados sobre o turismo LGBT de forma profissional”, comemorou Casemiro. Confira o primeiro texto escrito por ele exclusivamente para o portal!

Como oferecer destinos e programas LGBT aos seus clientes?

Por Clovis Casemiro*

Podemos dizer que o Brasil é um dos três maiores mercados/comunidade no mundo, pois depois de Estados Unidos e México (considerando suas populações) somos um grupo bastante significativo e que adora viajar. Não estou falando em termos financeiros, pois temos de saber que a comunidade LGBT é um “corte” da sociedade e isso irá incluir todas as classes e tipos de profissionais, além de uma enorme segmentação do tipo de viagem que procuram.

Minha primeira sugestão é que todos os profissionais e turismo tenham acesso à cartilha elaborada pelo Ministério do Turismo para o melhor atendimento ao turista LGBT. Este é, com certeza, um ponto crucial para oferecer seus produtos e serviços a este cliente. O nicho tem muitas nuances diferentes, “tribos” que convivem e gostam do mesmo tipo de viagem.

Outra dica importante aos agentes de viagens: da mesma maneira que vocês atuam para conhecer destinos diferenciados, sugiro que incluam no radar das pesquisas algumas informações sobre viagem LGBT, aproveite e conheça as ofertas dos membros da IGLTA, leia os artigos publicados pela Revista ViaG e os muitos outros blogs e sites que dão dicas.

O Brasil é enorme e temos muitos destinos LGBT Friendly. Para facilitar, sempre trarei duas sugestões de viagens e quero começar por dois locais que são “top de linha”: Recife e Fernando de Noronha. Há anos, a capital pernambucana oferece várias opções para turistas LGBT, principalmente no que diz respeito aos seus destinos de praia como Boa Viagem, museus maravilhosos como o de Brenand e uma das gastronomias mais saborosas do País. A cultura é um ponto muito importante para o estado como um todo e oferece várias as possibilidades no centro antigo de Recife e na vizinha, Olinda.

Além da beleza arquitetônica e histórica tão marcante, não há como falar de Olinda sem mencionar o carnaval – que acredito ser a melhor época para um turista LGBT conhecer e se “jogar” literalmente nos blocos, curtir, usar fantasias em grupos ou escolher uma quando chegar. A distância é pequena e permite que o viajante possa se hospedar tanto em Boa Viagem quanto em Olinda. O gostoso do carnaval por aqui é juntar praia e diversão, escolher os horários dos blocos prediletos e chegar aos “Quatro Cantos” onde a farra o aguarda.

Quem tem passageiro com programação para viajar no segundo semestre pode oferecer um dos produtos mais bacana do Turismo LGBT: o Festival Love Noronha! Este ano, o evento acontece de 3 a 6 de agosto, com uma incrível estrutura de festas com DJs para as noites. Durante o dia, o melhor é aproveitar a mais bela ilha brasileira – e a mais friendly do Nordeste! O destino pode ser indicado para viagens em qualquer época do ano, pois o turista LGBT com certeza irá apreciar as belezas naturais e as lindas pousadas.

Convite

Os profissionais que desejarem se aprofundar no assunto, adquirir contatos e aprender ainda mais sobre esse segmento estão convidados a participar da Convenção Mundial da IGLTA que, neste ano, acontece em St. Petersburg, na Flórida (EUA), de 4 a 6 de maio. Durante a convenção, a IGLTA oferece possibilidade de network, informações sobre a ação de uma empresa americana para incrementar o número de hospedes LGBT, ter contato com a oferta de empresas aéreas e as programações em conjunto para vários festivais pelo mundo e saber como as operadoras oferecem e montam seus produtos pelo mundo. O espaço de encontro entre buyers e suppliers permite ampliar as informações e ter novidades sobre viagens para casamentos e lua de mel, cruzeiros e eventos que irão encantar seus passageiros.

Os agentes de turismo recebem uma condição muito especial para participar, sendo convidados para toda a programação e ficando responsável somente pela viagem. O prazo de inscrição é até 31/01/17. Oferecemos condições especiais para as empresas na América Latina que desejarem se associar à IGLTA que valem tanto para empresas aéreas, hotelaria, receptivo, locadoras de automóveis, produtores de eventos, cerimoniais, casamentos e todos os empreendedores que enriquecem o nosso Turismo LGBT Friendly.

Todos são bem-vindos e terão um ótimo atendimento. Afinal, é isso que todos buscam em suas viagens: tranquilidade no que foi escolhido e nos serviços realizados, segurança na escolha do destino, trazer lembranças que vão além das fotos e que ficam em nossa alma para sempre. E para nós, profissionais, o desejo que nossos clientes tenham sua viagem e sua experiência em forma plena. Viva o Turismo!

 clovis2

* Clovis Casemiro ingressou no turismo em 1979, com passagens por empresas como Othon, Sheraton, Caesar Park, Blue Tree e CVC Viagens. Membro ativo da diretoria da IGLTA desde 1998 – hoje atuando como coordenador da associação para o Brasil –tem como missão unir as empresas da nossa indústria com interesses no segmento LGBT. Ele escreve mensalmente para o Brasilturis. Contato: [email protected]

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here