Turismo mundial cresce, mesmo com a crise

Por: Antonio Euryco

A situação econômica em várias partes do mundo tem mostrado profundos sinais de preocupação, mesmo assim o turismo segue mostrando sua força – e isto aconteceu nos primeiros tres meses do ano. O número de chegadas dos turistas internacionais cresceu 5,7%, foram mais 131 milhões de viajantes em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Como isto ocorreu ? Aí entram os países emergentes e sua forte demanda, e também ao nível mantido pelo bloco dos desenvolvidos, segundo o barômetro da OMT  Na Europa, apesar da complicada situação econômica, os resultados foram melhores que o esperado, houve alta de 5%, com o impulso de crescimento nas partes central e oriental do continente, bem como na região Norte, de 8% e 6%, respectivamente.

 

Vale destacar que nos países do leste europeu, o turismo internacional praticamente triplicou nos últimos cinco anos, subindo de menos de l milhão em 2006 a mais de tres milhões em 2011.

 

Os resultados foram apresentados em estudo publicado por motivo do 54o. aniversário da Comissão da OMT para a Europa.

 

Em outras regiões do mundo, a África teve mais de 7% graças ao crescimento contínuo  de 7%das regiões subsaharianas  e de 8% no norte africano. A Tunísia teve 53% a mais e o Egito 32%. Na Ásia e Pacífico, foram 7% no incremento, com destaque para o Japão que teve elevação de 10% no primeiro trimestre.  E nos países do continente americano, 6% na média geral, com 8% na América do Sul e 7% na América Central.

 

AE

 

 

 

Deixe uma resposta