Turismo: projeto na Câmara cria área turística em São Paulo

O objetivo do PL 3144, de 2021, visa estabelecer uma Área Especial de Interesse Turístico (AEIT) no entorno de uma usina hidrelétrica no estado

Turismo
Marcos Pereira, deputado e autor do projeto voltado ao Turismo (Foto: Divulgação/Agência Câmara Notícias)

Como forma de fomentar o turismo em dez municípios de São Paulo, a Câmara dos Deputados analisa um Projeto de Lei (PL) que visa criar uma Área Especial de Interesse Turístico (AEIT) no Vale do Panema. O local fica em torno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Jurumirim (SP). O texto do PL 3144/21 está sob análise dos deputados paulistas.

Os municípios incluídos na área turística são: Piraju, Cerqueira César, Arandu, Tejupá, Avaré, Paranapanema, Itaí, Taquarituba, Itatinga e Angatuba. Segundo Marcos Pereira, deputado e autor do projeto, acredita-se que o local possui condições para a prática do turismo.

“Cremos que o reservatório da represa de Jurumirim e seu entorno cumprem todas as condições para que sejam considerados uma Área Especial de Interesse Turístico”, diz.

Em específico, Pereira cita a exploração do turismo náutico e de pesca, além de pensar na infraestrutura de esportes e lazer da região. Entre outros atrativos, o objetivo é destacar as praias “Praia dos Holandeses” e “Praia Branca”, além dos loteamentos Santa Cristina e Enseada Azul e a praia fluvial Ilha do Sol.

Vale ressaltar que fazer do local uma AEITs coloca como prerrogativa a preservação e valorização — cultural e natural — da área. Em consequência, também é necessário movimentar planos e projetos de desenvolvimento turístico da área em questão.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Turismo e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Deixe uma resposta