Turismo recua 9% no mundo em dezembro, segundo dados Global Data

De acordo com levantamento, os negócios de Turismo tiveram queda, que pode ser atribuída à segunda onda de covid-19 em alguns mercados

turismo

De acordo com a Global Data, um total de 81 negócios foram anunciados no setor global de viagens e Turismo em dezembro de 2020, o que representa uma queda de 9% em relação aos 89 negócios anunciados durante o mês anterior. A equipe de análise da empresa de estudos revelou que o volume de negócios neste período também permaneceu abaixo da média mensal do terceiro trimestre

“A atividade de negócios globais, que apresentou melhora durante os meses iniciais do H2 2020, diminuiu novamente em outubro, e dezembro é o terceiro mês consecutivo de declínio no volume de negócios. O declínio pode ser atribuído aos temores de uma segunda onda de covid-19 em alguns dos principais mercados, enquanto a nova cepa de vírus aumenta ainda mais as incertezas”, declara Aurojyoti Bose, analista líder da Global Data.

A atividade de transações diminuiu nos principais mercados, como França, Japão e Índia, durante dezembro em comparação com o mês anterior, enquanto os EUA e a China apresentaram melhora.

Turismo: resultado positivo em 2020

O número de empregos nos segmentos de meios de hospedagens e alimentos e bebidas – ligados ao Turismo – interrompeu ao menos duas quedas consecutivas registradas no ano passado (fevereiro-abril e maio-julho). Entre agosto e outubro, o número não foi negativo pela primeira vez no ano. A variação, apesar de não ser significativa, representa estabilidade no agrupamento de atividades.

“O setor de turismo foi um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19. Mas, aos poucos, já estamos vivenciando a retomada das atividades, de forma segura e responsável, em todo o país. A interrupção das taxas negativas de ocupação no setor sinaliza, para os próximos meses, uma perspectiva positiva em todo o país”, avalia Gilson Machado, que assumiu o Ministério do Turismo em dezembro.

Os dois segmentos registraram um total que quase 4 milhões de trabalhadores no País entre agosto e outubro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Retomada no Brasil

Em novembro, o Ministério do Turismo (MTur) lançou o movimento Retomada do Turismo. A iniciativa é uma aliança nacional para acelerar o reaquecimento da indústria de forma responsável reunindo 32 instituições do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, coordenada pelo MTur.

A ideia é reduzir os efeitos negativos causados no setor em decorrência da pandemia de covid-19. Por isso, estão sendo desenvolvidas ações e programas que vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas e preservar empregos até melhoria de infraestrutura dos destinos.

Deixe uma resposta