Turkish registra lucro na primeira metade do ano

Por: Carolina Maia

Os resultados da Turkish Airlines no primeiro semestre do ano foram divulgados na semana passada e, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, as vendas cresceram 36%, chegando a 6,7 bilhões de liras turcas. O lucro líquido aumentou 142%, chegando a 164 milhões de liras turcas.

A companhia alcançou resultados mais fortes no primeiro e no segundo trimestres, comparados com os mesmos períodos do ano passado. Mesmo com o relato de perdas por fatores sazonais no primeiro trimestre, com a performance bastante positiva do segundo semestre, a Turkish Airlines fechou o primeiro semestre com lucro. No segundo trimestre, o lucro líquido operacional foi de 271 milhões de liras turcas e a companhia divulgou um lucro líquido operacional para o primeiro semestre de 52 milhões de liras turcas.

Em termos de tráfego, a Turkish Airlines transportou 18 milhões de passageiros, um crescimento de 20%. Os índices de assento por quilômetro (ASK) e receita por quilômetro (RPK) subiram 19% e 24% respectivamente. A ocupação subiu 5,7 pontos chegando a 75,2%. Passageiros internacionais em transfer internacionais subiram 4 pontos do total, atingindo 39%. De acordo com as estatísticas publicas pela Iata (International Air Transport Association) as empresas do setor anunciaram crescimento médio de 7% no volume de passageiros, 6,5% no assento por quilômetro e 4,7% na receita por quilômetro.

No primeiro semestre, o número de destinos internacionais atendidos pela Turkish Airlines cresceu para 157 com a adição de oito novas rotas. Com as 19 novas Aeronaves incorporadas à frota, a companhia chegou a 194 aeronaves, sendo que 151 são narrow body, 37 wide body e seis cargueiros.

CM

Deixe uma resposta