Turma da Mônica ganha vida com a Mauricio de Sousa AO VIVO

Por: Carolina Maia

Foi anunciado hoje, dia 28, no Teatro GEO, o lançamento da marca Mauricio de Sousa AO VIVO, empresa ligada ao Grupo Mauricio de Sousa. Sob a direção de Mauro Sousa, a nova empresa é estruturada em quatro linhas de ação, chamadas de os “quatro E’s”: Espetáculos; Espaços Temáticos; Educação & Cultura e Eventos, responsáveis por levar todo o encantamento das histórias em quadrinhos dos personagens para a realidade, nos quatro cantos do Brasil.

A iniciativa, que representa uma nova atuação do grupo no mercado do entretenimento, surgiu quando Mauro Sousa percebeu a oportunidade de transformar o que era apenas um departamento de shows da Mauricio de Sousa Produções em um verdadeiro empreendimento do grupo para levar os personagens ao vivo a diferentes públicos e atender às diversas demandas do mercado. “Os executivos da MS AO VIVO são profissionais da cultura, prontos para atender o público de perto”, explica o empreendedor.

Com perfil inovador e jovem, a empresa conta hoje com 66 funcionários fixos e 20 funcionários terceirizados ou temporários, apresentando infraestrutura para atender sob medida a todo tipo de projeto ao dispor de departamento de arquitetura, ateliê de costura e um galpão para execução e armazenamento de cenários e materiais. A empresa conta ainda com amplo acesso aos demais departamentos da Mauricio de Sousa Produções, como os estúdios de desenho animado e de som.

A empresa apresenta até então, somente na atuação em Espetáculos, faturamento de R$ 4,5 milhões com previsão para o final de 2012 de R$ 5,7 milhões (26% de crescimento). Com relação ao espetáculo Turma da Mônica no Mundo do Circo, que está em turnê desde maio, o investimento conjunto foi de R$ 1,5 milhão só em estrutura. Com a chegada da nova lona neste mês de setembro, o investimento chega a R$ 1,8 milhão. Somando-se a isso mídia e mão de obra, o valor investido nesse espetáculo alcança quase R$ 2 milhões até agora. Já o show “Jornada Musical da Turma da Mônica”, que estreará em 2013, recentemente recebeu autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 5,4 milhões e o investimento feito no segmento Espaços Temáticos apenas para a Ilha Misteriosa do Cascão, no Wet´n Wild, foi de R$ 10 milhões, confirmando a receptividade do mercado quanto à iniciativa da empresa.

Os atuais projetos da Mauricio de Sousa AO VIVO envolvem as quatro linhas de atuação da empresa e já atingiram milhares de pessoas. Em Espetáculos, estão em cartaz em diferentes cidades “Turma da Mônica no Mundo do Circo”; “Era uma vez uma Floresta” e “Um Plano para Salvar o Planeta”; sendo que em breve o show natalino “A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel” será também apresentado. Somente nesse segmento, a empresa alcançou mais de 700 mil espectadores. Com relação aos Espaços Temáticos, linha que trata da tematização de parques e pracinhas com a Turma da Mônica, o mais recente e notório é o lançamento da Ilha Misteriosa do Cascão, localizada no parque aquático Wet´n Wild. Em Educação & Cultura estão, dentre outros, projetos exclusivos para as escolas como a vivência rural “Turma do Chico Bento no Bichomania”, além de projetos chancelados pelas leis de incentivo federal e estadual. De certa forma, esse item rege todos os outros, porque toda a produção do Grupo Mauricio de Sousa é baseada em conceitos educacionais. Já em Eventos, a empresa atua na promoção de encontros de lazer e corporativos, promovendo meetings com a Turma da Mônica para fotos e autógrafos; palestras com o Mauricio de Sousa; feiras; shows etc.

A Mauricio de Sousa AO VIVO conta também com uma série de novas iniciativas para os próximos meses. Uma delas é a criação de um conceito inédito no Brasil, o “Festival Turma da Mônica”, que será organizado em parceria com a GEO Eventos, com estreia prevista para julho de 2013. De acordo com a pré-produção, serão dois dias de shows ao vivo com atrações de temática infantil, em um espaço aberto, onde acontecerão várias atividades para toda a família. A primeira edição do evento será em comemoração aos 50 anos da personagem Mônica, mas a ideia é que ele continue nos próximos anos, com diferentes temas.

Outro projeto para 2013 é “Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta”, previsto para abril, no Teatro GEO. Essa será uma remontagem dessa mesma peça que foi criada em 1978, apresentada no TUCA, Teatro da Universidade Católica de São Paulo, de onde vieram todos os produtos derivados da trama, como almanaques e gibis.

A “Festa das Nações” será um espetáculo que irá entrar na mesma linha de “Era uma Vez uma Floresta” e “Um Plano para Salvar o Planeta”. Ele estreará nos dias 12 e 13 de janeiro de 2013, em São Paulo, no Teatro Bradesco, e depois irá para outras cidades. O show é uma remontagem do evento “Festa das Nações”, que existia no Parque da Mônica, com um roteiro totalmente reformulado.

E a “Jornada Musical da Turma da Mônica” acontecerá em parceria com a Fundação Bachiana, do Maestro João Carlos Martins, e com a XYZ, organização de entretenimento do Grupo ABC. Já tem première marcada para os dias 7 a 10 de março de 2013, no auditório do Ibirapuera. O evento começará em São Paulo para depois também se deslocar para outras regiões.

CM

Deixe uma resposta