Txai Resorts desenvolve ecoturismo em Itacaré (BA); conheça

Uma das iniciativas permite a adoção de ninhos para tartarugas
Txai Resorts
Txai Resorts . Foto: reprodução

O Txai Resorts em Itacaré, Bahia localizado em área de proteção ambiental, contém o Instituto Companheiros do Txai que desenvolve trabalhos de conscientização com a comunidade alertando sobre a importância da reciclagem, compostagem e preservação biológica.

O instituto aborda também o tratamento de água e esgoto, além de exercer em escolas e núcleos educacionais, boas práticas socioambientais. O resort apoia também o programa Companheiros do Txai.

O movimento que há aproximadamente 16 anos beneficia os pequenos agricultores da região através da Compensação por Serviços Ambientais (CSA) por recuperação da vegetação nativa e da capacitação para adoção de práticas agrícolas sustentáveis. O projeto já beneficiou mais de 150 famílias.

Os restaurantes do Txai utilizam as frutas e hortaliças produzidas pela comunidade. O restante da produção é conduzido para a comercialização da feira orgânica que acontece em Itacaré. Há também uma ação criada para sensibilizar o turista quanto à sua importância em benefício da região o Txaitaruga que cuida da reprodução das tartarugas marinhas.

A iniciativa já atendeu mais de 60 mil tartaruguinhas, além de permitir a adoção de um ninho de tartarugas por hóspedes e não hóspedes. O adotante ainda recebe certificado de adoção, informações sobre o desenvolvimento dos ovos, o nascimento e fotos do filhote. O Txaitaruga foi criado em 2004.


Leia mais:

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui