A partir da próxima semana, a União Europeia (UE) irá suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras em voos e aeroportos dos países do bloco. O anúncio feito nesta quarta-feira (11) é resultado da decisão conjunta entre a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), recomendando o fim da obrigatoriedade.

Seguindo na mesma linha que os Estados Unidos no fim de abril, impulsionado pela decisão de um juiz da Flórida, o fim da recomendação da União Europeia afeta diretamente todas as rotas aéreas e terminais dos países do bloco. Contudo, a aplicação ou não das recomendações do Easa e do ECDC devem variar de país a país.

Desta forma, caberá às companhias aéreas e aos terminais de maneira individual decidirem sobre a ação, apesar da tendência ser de suspender a obrigatoriedade.

“Para os passageiros e tripulações aéreas, este é um grande passo adiante para normalização das viagens aéreas”, afirmou Patrick Ky, diretor executivo da Easa, em comunicado oficial informando a decisão.


Leia também: Estados Unidos mantém teste obrigatório para embarques