Uruguai tem páscoa democrática com diversas opções de eventos

0
Montevidéu

A páscoa acontece na última semana de março, e o Uruguai está cheio de opções de eventos. Muitos visitantes se surpreendem da particularidade de um país laico (sem preferência religiosa) ainda manter as principais festividades religiosas no feriado da Páscoa. Agradando a gregos e troianos, atualmente, eventos tradicionais como a Semana Santa e Semana do Turismo – que traz uma infinidade de eventos como a Semana Criolla, Semana da Cerveja, Festival de Jazz, dentre muitas atividades – fazem a cabeça do uruguaio.

A Semana do Turismo é uma das preferidas dos visitantes, pois uma série de departamentos (estados), oferecem uma grande quantidade de ofertas para os sete dias em todo território nacional, além de uma imensidão de eventos acontecerem durante o período. Os turistas e moradores podem recorrer todo o país e aproveitar do descanso e relax da semana.

Para outros, a Semana Santa é celebrada nos moldes tradicionais, promulgado feriado desde 23 de outubro de 1919. Muitos cristões seguem ano após ano as peregrinações, missões e outras atividades que respondem ao verdadeiro significado da “Semana Santa”.

Já a Semana Criolla traz as tradições do campo. Os eventos mais típicos e conhecidos são as que acontecem no Parque Prado e Roosevelt, localizados em Montevidéu. A festa inclui exibições de diferentes disciplinas, feiras e cenários com artistas populares. Assim, milhares de uruguaios e visitantes do exterior se aproximam para viver uns dias “a la uruguaya”.

Já no departamento de Paysandú acontece a clássica Semana da Cerveja: também bem popular no país, por inovar a cada ano e conseguir manter a sua tradição. Em San Javier, no departamento de Rio Negro, pertinho dali a apenas 50 km de Paysandú, acontece a Semana dos Girassóis, um marco por homenagear à chegada de um grupo de imigrantes russos fundadores da localidade e comemorar a entrada da semente ao país.

Mais para o nordeste, acontece a reconhecida “Fiesta del Olimar”, um dos fatos mais esperados do interior uruguaio, homenageia ao compositor e escritor Ruben Lena, e acontece a beira do Río Olimar, em Treinta y Tres. A entrada é franca e oferece espetáculos musicais, gastronômicos, áreas para acampar, além das exuberantes paisagens.

E finalizando, entre 29 e 31 de março, o 17º Festival de Jazz entre amigos ocorre em La Pedrera – no departamento de Rocha. Por três dias durante a semana de Turismo o evento garante interesse internacional, trazendo o melhor da música sul-americana como: Argentina, Brasil e Uruguai. Caracteriza-se por alcançar uma mistura perfeita entre o mais alto profissionalismo artístico e momentos únicos e intimistas.

Uma infinidade de atividades está à disposição dos que pensam em visitar o país nessa época, em regiões onde alguns brasileiros jamais ouviram falar. Então, aqui apresentamos que Uruguai é festa até na páscoa.

Mais informações sobre as localidades e eventos no site www.uruguaynatural.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here