Usuários de internet móvel serão 110 milhões em 2015 no Brasil

Por: Jorge Augusto

Pesquisa realizada pela Yahoo! Insights no país aponta que usuários de internet móvel vão ultrapassar os 50 milhões até o final do ano.

 

No último ano, 33,2 milhões de pessoas estiveram conectadas à internet por meio de dispositivos móveis, e esse número deve aumentar. Dados da pesquisa Mobile Modes feita pelo Yahoo! Insights, em parceria com o Instituto Ipsos, aponta que até o final de 2012 mais de 51,4 milhões de brasileiros estarão acessando a internet por meio de dispositivos móveis. Para os próximos anos, a perspectiva é maior: 67,7 milhões de usuários em 2013; 86,5 milhões em 2014 e 110,5 milhões em 2015.

 

Apesar do aumento deste tipo de internauta, as empresas ainda têm dificuldade para criar campanhas e estratégias de marketing que atinjam a esse público, que tem um perfil diferente do usuário que acessa a internet a partir de um computador.

 

Segundo o estudo do Yahoo!, a publicidade móvel é mais aceita e eficaz do que a propaganda online tradicional. Entre os usuários ouvidos, 51% não se importam com a publicidade desde que ela os permita acessar conteúdo gratuito, contra 38% que acham as formas de anunciar por meio de celulares e tablets muito intrusivas. O levantamento mostra 50 tipos de atividades online que o usuário brasileiro mais usa, agregadas em sete categorias.

 

Abaixo as categorias e seus percentuais de penetração nos usuários de dispositivos móveis:

 

Navigate – Uso de GPS e mapas (31%)
Shop – Comparação de preços de produtos (18%)
Entertain – Música e jogos (17%)
Manage – Assuntos de viagem e trabalho (17%)
Connect – Envio de email e mensagens. (15%)
Inform – Leituras de artigos e jornais (15%)
Search – Buscas específicas (14%)`

 

O estudo do Yahoo! Insights foi realizado simultaneamente no Brasil, Estados Unidos e México, e traçou o perfil de usuários que já utilizam smartphones e tablets como forma única de acesso à internet ou como complemento do uso da rede.

Deixe uma resposta