O mercado de seguro-viagem iniciou 2022 com crescimento em vendas, superando o patamar pré-pandemia. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), vinculada ao Ministério da Economia, mostram que as contratações desse tipo de seguro chegaram a R$ 111 milhões nos dois primeiros meses deste ano, crescendo 7% em relação ao mesmo período de 2020.

Em termos nominais (sem descontar a inflação), o volume é três vezes maior do que o comercializado no primeiro bimestre de 2021, com alta de 200%. Em valores reais,bjá descontada a inflação, o crescimento chega a 172%.

Segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), que representa as empresas do setor, o segmento de seguros-viagem foi o que mais cresceu entre todos os que comercializam planos de risco para pessoas.

Apenas como comparação, o segundo lugar entre os segmentos com maior crescimento no período ficou com o seguro para doenças graves/terminais, que teve alta de apenas 25% (em termos nominais). Os seguros de vida individuais aparecem em terceiro lugar, com alta de 24%.

Affinity: vendas em alta

A Affinity registrou em 2021 um crescimento de 857% em comparação com 2020. Somente nos dois primeiros meses de 2022 as vendas já chegam perto de todo o resultado de dois anos atrás.

Para Marilberto França, CEO da Affinity, a expectativa é que essa tendência se mantenha ao longo de 2022, com resultados além dos patamares pré-pandemia.

“Estamos otimistas, acreditando que essa retomada veio para ficar. De fato, a procura pelo seguro-viagem cresceu bastante nos últimos meses. Com a pandemia, os brasileiros passaram a considerá-lo um item essencial em qualquer planejamento de viagem”, afirmou.


Leia também: Mercado de seguro viagem tem alta de 141% em janeiro