
Viagem internacional na pandemia ainda é assunto que rende dúvidas e gera polêmicas. Mas é fato que as medidas de biossegurança adotadas pela indústria do Turismo vêm, aos poucos, reconquistando a confiança de viajantes de lazer e negócios, o que ajuda a reaquecer a busca por roteiros nas agências de viagens.
Para acabar com as dúvidas sobre como é voar para outro país neste momento, o Brasilturis embarcou na famtrip da retomada para Cancún. A ação, organizada pela Orinter em parceria com a Copa Airlines, nos levou a conferir de perto, junto a um grupo de dez agentes de viagens, os novos protocolos de segurança da companhia aérea panamenha.
As mudanças já começam no check-in em Guarulhos (SP), seguindo os protocolos que foram desenvolvidos pela GRU Airport, concessionária do aeroporto paulista. Adesivos no chão sinalizam a distância a ser mantida da pessoa à frente na fila e barreiras de acrílico separam funcionários dos passageiros; a companhia disponibiliza álcool em gel no balcão.
Antes de entrar na área reservada para o embarque, funcionários do aeroporto medem a temperatura de todas as pessoas. A GRU Airport também orienta todos os passageiros quanto ao uso da máscara, que é obrigatório ao longo de toda a jornada em solo e a bordo.
Sinalização no chão orienta o distanciamento no check -in Barreira de acrílico separa passageiros e funcionários Álcool em gel está disponível no balcão de check-in
A chamada para o embarque é feita por fileiras, não mais por grupos, para evitar aglomeração. O autosserviço ganha destaque para diminuir o contato entre as pessoas. Assim, os próprios passageiros apresentam o passaporte aberto na página da foto e posicionam o bilhete no scanner – os funcionários da Copa Airlines não tocam nos documentos.
Ao entrar na aeronave, os clientes recebem um kit de segurança, que contém máscara, um par de luvas, lenços para higienização de mãos e superfícies e uma garrafa de água. As refeições e snacks também vêm em kits pré-montados, para que os comissários não tenham de manipular os alimentos.
Sinalização no chão marca o distanciamento para o embarque, feito por fileiras Cada passageiro recebe um kit de segurança individual dentro da aeronave O kit contém máscara, um par de luvas, lenços para higienização de mãos e superfícies e água
Ar renovado durante o voo
Um medo comum é em relação ao ambiente fechado do avião. Todas as aeronaves da Copa são equipadas com filtros de alta eficiência (HEPA), que purificam até 99,97% das partículas de vírus e bactérias durante o voo. Além disso, o sistema de recirculação de ar na cabine renova o ar a cada 2-3 minutos em um movimento vertical que impede que o ar circule entre os passageiros pelas laterais e pela frente.
“É mais seguro, hoje, estar dentro de um avião do que dentro de um supermercado. É similar à segurança de uma sala de cirurgia.” Jaqueline Ledo, gerente de Vendas da Copa Airlines no Brasil.
O avião é desinfetado com produtos de qualidade hospitalar, aplicados com pulverizador eletrostático antes de cada viagem. Os cobertores agora são reservados à classe executiva em voos de seis horas ou mais e para necessidades especiais – todos devidamente lacrados e higienizados. Os banheiros passam a ter limpeza e desinfecção mais frequentes.
Os alimentos vêm em kits pré-montados para evitar a manipulação Vídeos de segurança são exibidos aos passageiros e a equipe da Copa se assegura de que todos estão cumprindo os novos protocolos para voar Passageiros aguardam sentados enquanto não chega a vez da sua fileira desembarcar
Viagem internacional na pandemia? Mais tranquila que o normal
O desembarque no “novo normal” está melhor do que era antes. A pressa para sair da aeronave, com os passageiros aglomerados e aguardando em pé no corredor, é cena que tende a ficar no passado. Agora, o desembarque é realizado por fileiras e todos são orientados a esperar a sua vez sentados.
O Panamá está com restrição de entrada para estrangeiros não-residentes, por isso, o stopover no país está temporariamente suspenso, assim como a sala vip Copa Club, que ainda não abriu as portas no aeroporto de Tocumen. As lojas que fazem a alegria dos brasileiros que amam compras também estão temporariamente fechadas no local.
Com uma equipe bem treinada e preparada para orientar os clientes quanto aos novos protocolos, a Copa Airlines oferece uma viagem segura para a retomada, mas o sucesso das medidas depende da adesão e colaboração de todos.
Cancún, destino da famtrip, recebeu o selo de segurança global do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
Vídeos reforçam as orientações
Pedro Heilbron, presidente-executivo da Copa Airlines, destaca as mudanças na aviação civil comercial e reforça a preocupação da aérea em garantir a segurança de passageiros e colaboradores na retomada das viagens. Além deste conteúdo, a companhia panamenha produziu outros materiais em vídeo para demonstrar os procedimentos de biosegurança adotados, informar os protocolos de saúde para funcionários e orientar os passageiros em relação às novas normas. Confira: