Por: Antonio Euryco
“Contamos com a sua experiência para continuar os projetos que estão em andamento e articular novas políticas para o turismo brasileiro.” Foi assim, e de forma bem calorosa, que o ministro Gastão Vieira, saudou o novo secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Renê Lummertz da Silva, seu colega peemedebista nomeado para o cargo.
Para Gastão Vieira, a pasta é uma das responsáveis pelo sucesso dos grandes eventos que serão realizados no Brasil nos próximos anos. “A Secretaria Nacional de Políticas tem muito a contribuir com esse trabalho.”
Vinicius chega com retrospecto, não é um estranho no setor. Em Santa Catarina mplantou e dirigiu o Sebrae estadual por nove anos, foi presidente da Associação Comercial e Industrial da capital em dois mandatos e na administração estadual tornou-se secretário de planejamento e especial de articulações com o setor internacional. Depois de fortalecer a indústria do turismo em Florianópolis pode assinar o discurso de que o novo cargo em esfera nacional “é um desafio que vale a pena porque esta é uma indústria limpa, diferenciada, que ativa as outras e incentiva a integração dos povos.”
Avaliou também que o turismo é um segmento em expansão e que interfere de maneira relevante em diversos setores, principalmente na economia. “Às vezes, é necessário fazer o simples para crescermos. Temos que pensar em projetos para alavancar ainda mais a atividade no país, trabalho que deve ser feito em articulação com a iniciativa privada, entidades do setor e com os diversos níveis de governos”.
A posse do novo secretário Nacional de Políticas de Turismo será na quarta-feira (19) e contará com a presença do ministro Gastão Vieira, além da cúpula dirigente do ministério. Sua nomeação para o cargo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 13.
AE